RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Equipe da RNP visita o telescópio Soar

Técnicas de instrumentação remota são apresentadas a profissionais da RNP


No dia 8 de setembro, o diretor e dois profissionais da diretoria de Inovação da RNP visitaram, pela primeira vez, o observatório do telescópio Soar (Southern Astrophysical Research Telescope), nos Andes Chilenos. O Soar é uma das plataformas de instrumentação remota que está sendo cogitada para fazer parte do Ringrid (Remote Instrumentation in Next-Generation Grids), um projeto do programa Information Society Technologies (IST) da União Européia, com início previsto para outubro. O Brasil e o Chile estão entre os 10 países participantes deste projeto, através de Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), cujo representante brasileiro é a RNP.

Southern Astrophysical Research Telescope (Soar)

Projetado para produzir imagens do Universo com qualidade superior às de qualquer outro observatório do mundo em sua categoria, o Soar funciona desde 2004, com financiamento do Brasil e dos Estados Unidos. Sua concepção tem facilitado muito o trabalho de astrônomos. As imagens geradas no Chile são captadas em regiões bem distantes do país. Na USP, por exemplo, os pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) já podem observar, praticamente ao vivo, fenômenos astrofísicos em telas de computadores, graças ao uso de redes avançadas de comunicação que permitem o acesso ao Soar.

Instituições vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), como o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), além da USP e da UFRGS, participam dos conselhos diretor e científico do Soar. A meta é estender a observação remota das estrelas e galáxias a essas e a outras instituições brasileiras. “Mais sete salas de observação remota serão montadas, e a RNP será responsável pela sua conexão, através da rede Ipê. Por isso foi tão importante conversarmos com profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação do observatório, para conhecermos melhor o uso remoto dos seus instrumentos. Precisamos garantir que a comunicação funcione perfeitamente”, explica o diretor de Inovação da RNP, Michael Stanton.

O investimento brasileiro no telescópio, com abertura de 4,1 metros, foi de R$ 30 milhões. Na prática, isso rende aos pesquisadores do país 104 noites anuais de observação das estrelas, isto é, 31% do tempo total de investigação do Cosmos.

RNP e Reuna: projetos conjuntos no Ringrid

Além da visita ao Soar, a equipe da RNP participou de uma série de eventos no Chile relacionados a grades computacionais. No dia 2 de setembro, eles estiveram presentes a uma reunião promovida pela Reuna, rede acadêmica chilena, para discutir o projeto Ringrid. O objetivo do encontro foi preparar o projeto de trabalho dos dois países parceiros no Ringrid, no qual reresentam a Clara.

Com início previsto para outubro, o Ringrid terá duração de 18 meses. Representantes de dez países da Europa e da América Latina (Polônia, Áustria, Grécia, Bulgária, Romênia, México, Chile, Brasil, Itália e Reino Unido) vão realizar a catalogação, avaliação e propostas de sistematização, nesse período, do uso de instrumentação remota em grades computacionais.

mapa de países participantes do Ringrid

As grades possibilitam aos usuários acessarem de forma integrada computadores, instrumentos, bases de dados e recursos de armazenamento, situados em diversas localidades. A agregação massiva desses recursos, em infra-estruturas transcontinentais, permite que colaborações científicas internacionais realizem projetos de larga escala, que não seriam viáveis em instalações locais.

Entre as instituições brasileiras envolvidas no Ringrid estão o LNA e o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), ambos mantidos com recursos do MCT. A fonte de luz síncrotron e os microscópios eletrônicos do LNLS serão alguns dos instrumentos estudados. A adoção mais disseminada do uso remoto de instrumentos, um dos objetivos do Ringrid, facilitará a rotina de pesquisadores de outras instituições – e diminuirá os custos dos experimentos e observações, já que estes poderão ter acesso ao uso dos instrumentos, sem deslocamentos físicos, com economia de tempo e dos custos de viagem.

Veja mais informações sobre o Soar em http://www.soartelescope.org.

Sobre o Ringrid, acesse http://www.ringrid.eu.

[RNP, 19.09.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Clara

Mais informações sobre a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas


Outras referências:

Soar

Site do Southern Astrophysical Research Telescope

Ringrid

Site do projeto Remote Instrumentation in Next-Generation Grids