RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e First promovem workshop de segurança

Brasil sedia, pela primeira vez, o First Technical Colloquium


Pela primeira vez, o First Technical Colloquium (TC) e a Conferência Latino-Americana de Resposta a Incidentes de Segurança (Colaris) serão realizados no Brasil. Organizados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o Forum of Incident Response Security Teams (First), consórcio internacional de grupos de segurança, os eventos acontecerão de 7 a 12 de outubro no Rio de Janeiro.

Enquanto a Colaris é aberta ao público, o TC é restrito a membros do First. O Colaris, que ocorre entre os dias 7 e 10, inclui o Transits Course, treinamento em resposta a incidentes de segurança (dias 7 e 8), e o 2º Workshop de Segurança da América Latina (dias 9 e 10).

Os participantes do Transits conhecerão os requisitos básicos para a criação de uma equipe de segurança em suas organizações. Aspectos gerenciais, técnicos e operacionais associados à rotina dessas equipes também serão abordados. No workshop, respeitados especialistas discutirão questões como prevenção e tratamento de incidentes e análise de vulnerabilidade.

Já no First Technical Colloquium, que acontece nos dias 11 e 12, serão realizadas sessões plenárias para discutir vulnerabilidades, ferramentas e outras questões que afetam o trabalho das equipes de resposta a incidentes de segurança com computadores.

Espera-se um público de cerca de 300 pessoas, entre especialistas em segurança e profissionais de Tecnologias da Informação e Comunicação. Afiliado ao First desde 2001, o Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP está trazendo esses eventos pela segunda vez para a América Latina. Em 2005, eles foram organizados pelo grupo de segurança da Argentina, Arcert, em Buenos Aires.

[RNP, 13.09.2006]

Consulta em noticias