RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e LNCC promovem palestras a distância durante 58ª SBPC

Público presente em Florianópolis assistiu a apresentações do Rio de Janeiro via rede Ipê


A RNP, em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), coordenou a realização de nove palestras a distância para o público que circulou pela Exposição de Ciência e Tecnologia (Expo T&C) durante a 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Florianópolis, na semana de 17 a 21 de julho. A rede Ipê, rede acadêmica brasileira, tornou possível o contato direto e a troca de informações entre pesquisadores de unidades de pesquisa federais (UPs) e o público visitante do evento.

Stand da RNP na 58ª edição do SBPC.

O LNCC é pioneiro em promover esse tipo de atividade em reuniões anuais da SBPC. Há sete anos sua equipe de comunicação organiza apresentações a distância de pesquisadores do instituto, ainda que com muitas dificuldades técnicas. Desde 2005, a RNP tem sido parceira nesse esforço. Este ano a rede de videoconferência das UPs, inaugurada em junho, facilitou bastante o trabalho. Isso porque os institutos, agora, dispõem de novos equipamentos para videoconferência e pessoal técnico treinado para dar suporte aos pesquisadores no uso dessa ferramenta.

Na segunda-feira, o diretor-geral da RNP Nelson Simões cumprimentou, por videoconferência, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sério Rezende, que inaugurava o pavilhão de exposições da ExpoT&C. Ao longo da semana foram oferecidas nos estandes do LNCC e da RNP nove palestras a distância sobre temas variados, em sessões diárias às 11h e às 15h. As palestras da tarde foram apresentadas por pesquisadores do LNCC, diretamente de Petrópolis (RJ), enquanto que as da manhã foram dadas por pesquisadores de outros 4 institutos, todos localizados na cidade do Rio de Janeiro.

Ministro Sérgio Rezende em videoconferência com Nelson Simões.

O público médio das palestras foi de 8 pessoas. Suzana Ribeiro, 23 anos, estudante de biologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (BA), no campus Vitória da Conquista, nunca tinha participado de uma videoconferência. E gostou muito da experiência.

Ela nasceu na cidade de Brumado, no interior da Bahia, próxima de Caetité, região rica em urânio onde as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) mantêm unidade de extração do minério que é usado como matéria-prima para produção de energia nuclear. Na sexta-feira, Suzana sentou-se no estande e assistiu à palestra "Energia Brasil – um panorama da história da energia nuclear no país". Ao final, buscou esclarecimento da palestrante Ana Maria Ribeiro de Andrade, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), sobre quais tipos de atividades a INB desenvolve para informar e educar a população de Caetité a respeito da extração e do manejo do urânio.

[RNP, 26.07.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

RNP/LNCC na 58ª Reunião Anual da SBPC

Programação das palestras promovidas pela RNP e pelo LNCC


Notícias relacionadas:

RNP participa da 58ª Reunião Anual da SBPC

Uma série de videoconferências será transmitida em parceria com o LNCC

[RNP, 12.07.2006]


Outras referências:

58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Site do evento
[SBPC]