RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede Ipê e Projeto Giga viabilizam projeto de ensino a distância em Radiologia Pediátrica

Serviços da Uerj, UFMG, UFSC e Imip formam um circuito de aulas a distância


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) viabiliza o projeto de ensino a distância implementado pela disciplina de Radiologia em parceria com o Laboratório de Informática Médica (L@mpada) e a disciplina de Telemedicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), conectando esses serviços aos de Radiologia das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Materno-Infantil de Pernambuco (Imip). A conexão entre as instituições é feita através da rede Ipê da RNP e da rede do Projeto Giga. O projeto desenvolvido pelas quatro instituições será apresentado no 22º Congresso Internacional de Educação a Distância, que vai ocorrer no Rio de Janeiro, de 3 a 6 de setembro de 2006.

O Projeto de Ensino a Distância, já no segundo ano de atividades, se constitui em um circuito de aulas a distância com temas em Radiologia Pediátrica que contribui para a formação de cerca de 40 residentes da área. A escassez de profissionais com especialização em Radiologia e dedicados à atenção à criança e ao adolescente foi o motivo do projeto. Este, iniciado em março de 2005, utilizou ao longo daquele ano a metodologia de discussão de casos clínicos, com a troca de experiências, incluindo médicos e professores e estimulando as hipóteses de diagnóstico entre os residentes. As telesessões acontecem mensalmente, na primeira segunda-feira do mês, das 12h às13h30. Mais informações, acesse http://www.lampada.uerj.br/telemedicina/.

O Projeto Giga desenvolve tecnologia de redes e de serviços de telecomunicações voltada para IP/WDM, diretamente sobre rede óptica, em banda larga. A rede desenvolvida com essa tecnologia oferece a seu usuário uma taxa de acesso 400 vezes maior que a capacidade dos serviços de banda larga normalmente oferecidos na Internet comercial. O Projeto Giga dispõe de uma rede de 735 km de fibra óptica e capacidade de 2,5 Gbps, podendo chegar até 10 Gbps, ligando as cidades de Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Cachoeira Paulista, Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis. O projeto é uma parceria da RNP e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), com financiamento da Finep e recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) do Ministério das Comunicações.

[RNP, 29.06.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Projeto Giga

Mais informações sobre o Projeto Giga


Notícias relacionadas:

RNP transmite videoconferência entre as faculdades de medicina da UFF e da Uerj

A rede do Projeto Giga promove a integração das faculdades

[RNP, 03.05.2006]