RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Intelig inauguram segundo enlace em Brasília

Duplica a capacidade de troca de dados entre RNP e Intelig no FIX


RNP inaugura um segundo enlace de 34 Mbps entre seu backbone e a rede IP da empresa de telecomunicações Intelig no ponto federal de interconexão de redes (FIX, do inglês Federal Internet Exchange). Este segundo enlace dobra a capacidade de troca de tráfego (peering) entre a RNP e a Intelig no FIX Brasília.

Os pontos de troca de tráfego (PTT) são a base da operação de transporte de informação na Internet Global. Esses pontos permitem a um conjunto de redes independentes operar e trocar informações de modo harmônico e descentralizado, formando a Internet mundial. O FIX é um ponto de troca de tráfego federal, que visa a interconectar as redes governamentais de alcance nacional, de forma a evitar que cada uma destas redes precise buscar separadamente uma rede comercial com a qual possa fazer troca de dados. Brasília abriga o FIX porque ali estão localizadas as sedes de vários órgãos federais. Dele participam, além da Intelig e da RNP, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Brasil Telecom e a Global Village Telecom (GVT).

Este é o segundo enlace com a Intelig no FIX, sob administração da RNP e com um acordo estabelecido diretamente entre as partes.

[RNP, 29.05.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Troca de tráfego

Conheça mais sobre o assunto


Notícias relacionadas:

RNP e Intelig estabelecem peering de 34 Mbps

Troca de tráfego é feita no FIX de Brasília

[RNP, 19.11.2002]


Outras referências:

Site do FIX

Mais informações sobre o Ponto Federal de Interconexão de Redes mantido pela RNP