RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Redes metropolitanas de Curitiba e de Vitória entram em fase de construção


Os projetos de rede metropolitana de Curitiba (PR) e de Vitória (ES) começam a sair do papel. Hoje (27), representantes da rede comunitária de educação e pesquisa de Vitória, Metrovix, se reuniram com a empresa de engenharia contratada a fim de discutir os ajustes finais para a elaboração do projeto executivo. Amanhã (28), será a vez dos representantes da rede comunitária de educação e pesquisa de Curitiba se reunir com a empresa de engenharia com o mesmo fim.

A partir de agora, a empresa de engenharia terá quatro semanas para produzir o projeto executivo. Em seguida, começarão a ser lançados os cabos de fibra óptica dos consórcios. A previsão é de que a etapa de construção da rede esteja finalizada até a segunda quinzena de julho.

Também estão em fase de construção as redes de Manaus (Metromao), Belém (Metrobel), Fortaleza (Gigafor) e Natal (Giganatal). Todas fazem parte da Redecomep (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa), uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Está prevista a implantação de 27 redes metropolitanas com capacidade gigabit no país. Todas serão interligadas pela rede Ipê, uma infra-estrutura multigigabit operada pela RNP em benefício da comunidade acadêmica.

[RNP, 27.04.2006]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Redecomep chega ao Amapá

[RNP, 16.03.2006]


Outras referências:

Redecomep

Site da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa