RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

UE abre chamada para financiamento de projetos em tecnologias para Sociedade da Informação

O prazo para inscrição de projetos termina em 25 de abril


A União Européia está aceitando inscrições de projetos nas áreas de robótica (Advanced Robotics); TI para assistência geriátrica (Ambient Assisted Living in the Ageing Society); ferramentas de busca para conteúdo audiovisual (Search Engines for Audio-Visual Content); apoio à participação na comunidade de pesquisa de tecnologias da informação e comunicação (Accompanying Actions in Support of Participation in Community ICT Research); e cooperação internacional (International Co-Operation).

O prazo para apresentação de propostas é 25 de abril. Essa chamada faz parte do grupo "Tecnologias para a Sociedade da Informação" (IST, do inglês Information Society Technologies) do FP6 (6th European Union Framework Programme for Research and Technological Development) ou Sexto Programa Marco, como foi traduzido para o português, e está no âmbito das Tecnologias para a Sociedade da Informação (IST).

O FP6 foi criado pela União Européia e adotado pelo Parlamento Europeu, desde 1984. Seu objetivo é reforçar a competitividade da indústria científica internacional, promovendo atividades de pesquisa de suporte a outras áreas da UE. O Sexto Programa Marco financia projetos que envolvem, pelo menos, dois países e que tenham parceiros europeus. O orçamento previsto para essa chamada é € 140 milhões.

A inscrição no programa pode ser feita no endereço http://fp6.cordis.lu/index.cfm? fuseaction=UserSite.InputFP6DetailsCallPage&CALL_ID=271#prereg.

[RNP, 10.04.2006]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

União Européia disponibiliza recursos para projetos em grids

Videoconferência entre países de Clara e da União Européia divulga chamadas de projetos para a América Latina

[RNP, 05.07.2005]