RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP implanta rede de videoconferência para institutos do MCT

Projeto aumenta a interação entre equipes e dirigentes de unidades de pesquisa


A RNP está implantando uma rede de equipamentos de videoconferência em instituições vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Esta ação é mais uma atividade prevista pelo projeto Ação de Revitalização de Rede de Campus (PPA 1E14). Seu objetivo é facilitar e ampliar a interação entre equipes e dirigentes de unidades de pesquisa, autarquias, organizações sociais e do próprio MCT, para apoiar o processo de tomada de decisão, reduzindo custos e aumentando a produtividade.

O orçamento previsto para o projeto é R$ 734 mil, incluindo compra de equipamentos e treinamento. As instituições vão oferecer o local para as sessões de videoconferência, livre de ruídos externos, com iluminação adequada e condições para acomodar dez pessoas, além de segurança para os equipamentos e infra-estrutura de rede local para a transmissão de, pelo menos, 256 Kbps (o recomendado é 1 Mbps). Elas vão arcar também com os custos de viagem e diárias do técnico para o treinamento. As instituições foram indicadas pelo MCT, que relacionou aquelas que não possuem equipamento de videoconferência ou que possuem equipamentos antigos com necessidade de substituição para uma perfeita integração na rede de videoconferência.

"A possibilidade de realizar reuniões corriqueiras entre dirigentes e pesquisadores destas instituições, a partir de um simples agendamento de videoconferência, aumenta enormemente o potencial de integração e colaboração interinstitucional", explica Antônio Carlos Fernandes Nunes, gerente do projeto. Além de viabilizar reuniões por videoconferência ponto a ponto, a RNP disponibiliza para a comunidade científica uma unidade de controle multiponto, que possibilita a conexão de diversos pontos simultâneos em uma sala virtual. As sessões de videoconferência podem ser agendadas previamente através de uma ferramenta de gerenciamento. A rede de videoconferência está planejada para ficar pronta no segundo trimestre deste ano.

[RNP, 22.03.2006]

Consulta em noticias

 


Notícias coordenadas:

RNP promove videoconferências de pesquisadores brasileiros para a CoP-8

Instituições de pesquisa demonstram potencial de uso da rede da RNP


Veja também:

Videoconferência

Mais informações sobre videoconferência na RNP