RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Projeto NCE debate TI discute riscos em novas tecnologias

UFRJ convida o especialista Renato Opice Blum para quinta edição do evento


O Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove, no dia 22 março, a partir das 14:00h, a quinta edição do projeto NCE debate TI. O especialista convidado é Renato Opice Blum, que falará sobre os reflexos nocivos no uso de novas tecnologias, na palestra Riscos legais sobre o uso da TI e Informática.

O objetivo é aumentar a conscientização na utilização de aplicações tecnológicas e disseminar a legislação existente e os projetos de lei sobre novas tecnologias que vêm sendo desenvolvidos, assim como divulgar o que os tribunais estão julgando sobre informática, tecnologia da informação e privacidade. Diante dos inúmeros problemas em seguranças e uso identificados nos últimos anos, torna-se fundamental a correta aplicação de contratos estruturados em TI e o resguardo do ambiente tecnológico.

Formado em Direito e Economia, Renato é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, dentre outras instituições de pesquisa, e presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da Federação do Comércio/SP. Colaborou também na produção de obras como Direito Eletrônico - a internet e os tribunais, Novo Código Civil – questões controvertidas, Internet Legal, e Direito da Informática – temas polêmicos.

A palestra é gratuita e acontece no Anfiteatro Maria Irene Mello, no NCE/UFRJ, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão. Os interessados podem se inscrever pela Internet no endereço http://www.nce.ufrj.br/ncedebateti/.

[RNP, 14.03.2006]

Consulta em noticias