RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Rede equatoriana foi conectada à Clara

Colaborador da RNP treina técnicos do Equador


O Consórcio Equatoriano para o Desenvolvimento da Internet Avançada (Cedia), está conectado à Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) desde o dia 18 de janeiro. Um link de 10 Mbps parte de Guayaquil, no Equador, e chega a Santiago, no Chile, onde integra-se ao anel central da infra-estrutura de redes avançadas da América Latina. Por meio da Clara, a comunidade acadêmica equatoriana encontra-se em contato direto com seus pares na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos.

Alguns alunos da turma do III Workshop de Redes Avançadas do Cedia.

Paralelamente à ativação do enlace, foi realizado, de 16 a 20 de janeiro, um treinamento em roteamento avançado. O curso ocorreu na cidade de Cuenca, Equador, dentro da programação do III Workshop de Redes Avançadas do Cedia. Foram treinados dois representantes de cada uma das instituições-membro do consórcio, além de técnicos responsáveis pelo backbone da rede equatoriana.

Um dos instrutores foi o coordenador do núcleo de engenharia da Rede Clara e colaborador da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Eriko Porto. Ele foi convidado pelo grupo de trabalho de capacitação da Clara para ministrar o curso. Também foram indicados o gerente do núcleo de operações da Rede Clara, Hans Reyes; o vice-diretor executivo da rede acadêmica argentina (Retina), Guillermo Cicileo; e o consultor e especialista em IPv6 da Universidade de Guadalajara, no México, Harold de Dios. Porto e Reyes já haviam participado de treinamento semelhante na Venezuela, em setembro.

O grupo de 45 alunos recebeu um treinamento teórico seguido por práticas de laboratório sobre os seguintes temas: roteamento OSPF; roteamento IS-IS; roteamento BGP; BGP – melhores práticas; IPv6 – teoria e aplicações; multicast IPv4 e IPv6; e BGP, OSPF e IS-IS com IPv6. Foram utilizados equipamentos cedidos pela academia Cisco da Escola Superior Politécnica do Litoral.

Participantes do workshop.

Ao final, houve um debate sobre a implantação da rede Cedia e sobre sua conexão com outras redes acadêmicas. Os participantes puderam aproveitar a extensa experiência dos convidados para discutir a melhor forma de implementar o backbone nacional e a conexão com as universidades, com as redes acadêmicas da América Latina e com outras redes regionais através da Rede Clara.

O treinamento em roteamento avançado foi patrocinado pelos consórcios Cedia e Clara, pela  Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Fundacyt), instituição vinculada à Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia do Equador, e pela Universidade de Cuenca, que cedeu o espaço para a realização do mesmo.

O Cedia visa a promover e coordenar o desenvolvimento de redes avançadas voltadas para o progresso científico, tecnológico e educacional do Equador. A iniciativa Clara foi criada em 2003 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das redes nacionais acadêmicas da América Latina e integrá-las por meio de um backbone continental. A RNP representa a Clara no Brasil, estando conectada a ela desde setembro de 2004, por um link de 100 Mbps.

[RNP, 08.02.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas

Mais informações sobre a Clara


Notícias relacionadas:

Conexão entre América Latina e Europa ganha novo fôlego

Projeto Alice foi estendido até 2007

[RNP, 17.01.2006]

Guatemala e El Salvador integram-se à Rede Clara

Rede latino-americana já congrega onze países

[RNP, 30.12.2005]

Colaborador da RNP é instrutor de treinamento em Caracas

Profissionais são preparados para o lançamento oficial da rede venezuelana

[RNP, 23.09.2005]