RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

MEC disponibiliza publicações científicas na Web para acesso público

Acesso ao portal .periodicos. passa pela RNP


O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta segunda-feira (23/01), que parte do acervo do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está disponível para consulta pública. São, aproximadamente, 1.050 publicações nacionais e internacionais em diversas áreas do conhecimento.

O portal .periodicos. foi criado em 2000 com o objetivo de permitir a professores, pesquisadores e estudantes brasileiros o acesso a documentos eletrônicos em suas áreas de referência. Até a semana passada, o acesso a qualquer material disponível no portal era restrito a 163 instituições, principalmente organizações de ensino e de pesquisa públicos e privados, muitas das quais, usuárias da rede nacional acadêmica operada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Com a liberação do acesso a parte do conteúdo, o MEC espera estimular a produção científica no Brasil.

Está liberado o acesso aos resumos de artigos de diversas publicações e do banco de teses e dissertações da Capes. Também é possível acessar a íntegra de textos de editoras e coleções importantes, como Nature (Grã-Bretanha) e Scielo (Fapesp/SP), e outras fontes, tais como informações de escritórios de patentes, bibliotecas digitais, acervos de universidades, estatísticas de organizações nacionais e supranacionais etc.

O acervo completo, que continua restrito por força de contrato com as editoras detentoras dos direitos das publicações, compõe-se de cerca de 80.000 publicações. O volume de acessos diários chega a 9.500, segundo o MEC.

Em 23 de dezembro passado, o MEC entrou na Infovia Brasília, rede óptica do Ministério do Planejamento, chegando à rede da RNP através de um link de 1 Gbps. O acesso da Capes à Internet é feito a partir deste enlace.

[RNP, 27.01.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Para acessar o portal de acesso livre da Capes, siga o endereço http://acessolivre.capes.gov.br/.

Se você está em uma instituição usuária da RNP, acesse o portal completo em http://www.periodicos.capes.gov.br/.


Notícias relacionadas:

Portal de Periódicos da Capes completa três anos

RNP viabiliza biblioteca virtual com mais de 3.700 periódicos

[RNP, 08.01.2004]