RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Conexão entre América Latina e Europa ganha novo fôlego

Projeto Alice foi estendido até 2007


O projeto América Latina Interconectada com a Europa (Alice) foi estendido até 31 de março de 2007. O Alice, aprovado em junho de 2003 pela União Européia, previa um investimento de € 12,5 milhões até maio de 2006 para a manutenção da Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) e sua conexão com a rede avançada pan-européia, Géant. Esta quantia equivaleria a 80% dos gastos com a infra-estrutura. Os 20% restantes viriam dos 18 países-membros da América Latina. Com a extensão do projeto Alice, garante-se por pelo menos mais um ano a integração das redes latino-americanas com a Europa.

Desta integração surgiram projetos como o T@lemed, que possibilita a realização de telediagnósticos e a prescrição remota de tratamento a pacientes em regiões isoladas da Colômbia e do Brasil. Também permitiu a conexão de telescópios europeus e latino-americanos para a concretização de pesquisas na área de radioastronomia.

A Rede Clara entrou em operação em agosto de 2004 e hoje integra dez países, estando ligada à Géant por um link de 622 Mbps.

"Construir uma ponte para reduzir o hiato digital é fundamental se quisermos que uma ampla comunidade global colha os benefícios da tecnologia da informação", disse Dai Davies, diretor-geral da Dante, organização que administra a rede avançada pan-européia.

O anúncio da prorrogação do projeto Alice foi feito no dia 9 de janeiro, em Cambridge, Inglaterra. No mesmo dia, foi divulgada a extensão do projeto Eumedconnect, que integra redes avançadas de países do Mediterrâneo e do norte da África à Géant, até julho de 2007.

[RNP, 17.01.2006]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Clara

Mais informações sobre a Clara


Mais informações: