RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Capes discute portal de periódicos em conferência internacional

Evento será transmitido pela rede da RNP


Amanhã, representantes do Brasil, Espanha, Portugal, Chile e Estados Unidos estarão reunidos em Brasília, na Conferência Internacional sobre Acesso à Informação Científica e Tecnológica, para debater os cincos anos de existência do portal .periódicos e o futuro das bibliotecas virtuais.

O portal, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes), oferece 9.527 periódicos com textos completos a 163 instituições de ensino superior e organizações de pesquisa usuárias da rede nacional acadêmica operada pela RNP. De fácil acesso, disponibiliza conteúdo atualizado sobre as descobertas científico-tecnológicas mundiais de todas as áreas do conhecimento. Trata-se de uma das maiores bases de dados eletrônicas do mundo,

A conferência tem como objetivos apresentar os resultados obtidos com o portal e estimular a troca de experiências entre as instituições que o utilizam. Também promoverá a interação com consórcios similares existentes nos países ibero-americanos e discutirá os próximos passos.

Participarão da cerimônia de abertura do evento os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende; o presidente da Capes, Jorge Guimarães, e outras autoridades. A conferência será transmitida pela RNP via Internet, a partir de 8h.

Assista à transmissão em:
http://www.rnp.br/servicos/transmissoes/2005/video_20051201.html

Confira a programação completa em:
http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/ConferenciaInter.htm

[RNP, 30.11.2005]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Portal de Periódicos da Capes completa três anos

RNP viabiliza biblioteca virtual com mais de 3.700 periódicos

[RNP, 08.01.2004]