RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Físicos brasileiros ajudam a marcar recorde de transmissão de dados de 150 Gbps

RNP apóia participação da UERJ e da USP em evento nos Estados Unidos


Na madrugada do dia 17 de novembro, físicos dos Estados Unidos, do Brasil, do Reino Unido, do Japão e da Coréia do Sul quebraram um recorde de transmissão simultânea pela rede. Eles conseguiram enviar dados a uma taxa máxima de 150,7 gigabits por segundo (Gbps) para o evento Supercomputing 2005, em Seattle, Estados Unidos. Coordenado pelo professor Harvey Newman, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, o grupo transportou 475 terabytes de dados físicos em menos de 24 horas. A taxa de transmissão parcial, que foi medida oficialmente pelos juízes da competição anual, BandWidth Challenge (BWC), foi de 131 Gbps.

A façanha contou com a colaboração das equipes de Física da Uerj, coordenada pelo professor Alberto Santoro, e da Unesp/USP, coordenada pelo professor Sergio Novaes. Para possibilitar a participação do grupo da Uerj, a Juniper Networks, empresa especializada em soluções corporativas para redes de alta velocidade, disponibilizou duas interfaces para os roteadores M320 nos pontos de presença da RNP no Rio de Janeiro e em São Paulo. Também colaboraram o grupo de engenharia da Ansp (rede estadual paulista) e o Centro de Engenharia e Operações da RNP.

“Saímos do Laboratório da Uerj às seis horas da manhã, mas o esforço valeu a pena. O trabalho nos rendeu experiência em diversas áreas. Conseguimos monitorar 22 enlaces de 10 Gbps conectados ao Caltech Center for Advanced Computing Research e ao Fermi National Accelerator Laboratory”, conta Santoro.

Este é o terceiro ano consecutivo que a colaboração do projeto HepGrid (High Energy Physics and Grid Network) vence o BandWidth Challenge e a segunda vez que conta com a colaboração das equipes brasileiras. Em 2004, o grupo da Uerj chegou a transmitir a 400 Mbps por meio do caminho que envolvia a rede do Projeto Giga (RNP e CPqD) e a Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas).

Desta vez, o grupo da Uerj transmitiu dados a 600 Mbps. Foram usados o novo enlace entre os pontos de presença da RNP no Rio e em São Paulo, de 2,5 Gbps, e uma conexão temporária entre São Paulo e Miami, também de 2,5 Gbps. Esta última conexão, que faz parte do projeto Rede de Educação e Pesquisa do Hemisfério Oeste/Conexões para América Latina (Whren/Lila, do nome em inglês), foi partilhada pelo tráfego dos dois grupos de físicos, do Rio e de São Paulo.

Dentro de poucas semanas, será usada em produção a conexão Whren/Lila entre São Paulo e Miami, provendo um caminho entre as redes de pesquisa dos Estados Unidos e as redes RNP, Ansp e Rede Clara, permitindo maior integração entre os pesquisadores dos Estados Unidos e Canadá e os do Brasil e de outros países da América Latina.

[RNP, 28.11.2005]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Dados foram transmitidos pela Internet a 101 Gbps

Uerj, Unesp, USP e Projeto Giga participaram do desafio

[RNP, 11.11.2004]