RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Música e dança colocam tecnologia em cena

RNP lança nova rede com espetáculo de dança e demonstração de uso da rede


No dia 17 de novembro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa apresentará a nova infra-estrutura de sua rede acadêmica. O evento acontecerá em Brasília, dentro da 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), promovida pelo MCT, e será lembrado pelo presidente Lula em seu pronunciamento. A partir das 19h30, o espetáculo de dança Versus, coordenado pela bailarina Ivani Santana, abre a cerimônia de lançamento da rede.

Está programada a presença, na cerimônia, dos ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e da Educação, Fernando Haddad, e também a demonstração do potencial de uso da rede pela transmissão de imagens de alta resolução. Universidades federais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Pará e Minas Gerais assistirão ao discurso de Lula através de videoconferência. As imagens serão projetadas em telão dentro da cerimônia de abertura da 3ª CNCTI.

Criada pelo Grupo de Dança Contemporânea (GDC) da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) a partir dos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança (UFBA/CNPq), a performance terá duração de 15 minutos e será transmitida pela Internet. A trilha sonora do espetáculo ficará por conta do musicólogo, compositor e instrumentista francês Didier Guingue. Guido Lemos, responsável pelo Grupo de Trabalho em TV Digital, gerenciará a captura e a transmissão dos dados.

A intenção é utilizar a apresentação de caráter cultural para fazer uma demonstração experimental do potencial da rede e da possibilidade de colaboração virtual. Para isto, será necessário utilizar de forma intensiva a capacidade de banda das novas conexões.

Sobre a nova rede multigigabit da RNP

A RNP integra todos os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal por meio de uma rede de alto desempenho, criada para dar suporte à pesquisa avançada e à educação brasileira. Interligada a outras iniciativas similares no mundo, a nova rede óptica eleva a capacidade de comunicação entre os nós do backbone para até 10 gigabits por segundo (quase 40.000 vezes mais rápida do que uma conexão doméstica de 256 Kbps). Este ano, foram atualizados os enlaces entre dez unidades da federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília, a 10 Gbps; e Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Pernambuco e Ceará, a 2,5 Gbps. Os demais estados estão conectados por links de até 34 Mbps. A previsão é de que todos estejam operando a gigabit até 2007.

A rede foi configurada sobre o que há de mais moderno, a tecnologia óptica, equiparando-se às principais redes avançadas do mundo, como Internet2 (EUA), Géant2 (Europa) e CaNet*3 (Canadá). A tecnologia óptica ainda possibilita rápida evolução para novos patamares de velocidade a um custo relativamente baixo.

Através da rede, instituições federais de ensino superior, unidades de pesquisa federais, agências dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT) e outras instituições de ensino e pesquisa comunicam-se entre si e têm acesso à Internet. Seu backbone interliga cerca de 240 instituições e atende a mais de um milhão de usuários em todos os estados do Brasil. Esta infra-estrutura dá suporte a projetos nacionais de pesquisa científica e inovação nas mais diversas áreas, tais como biotecnologia, genômica, astronomia, física de altas energias, climatologia, ciências da saúde etc.

A abertura da conferência, o lançamento da rede e algumas outras sessões serão transmitidas pela Internet. O atalho para assistir à transmissões será divulgado na home-page da RNP.

Mais informações sobre a 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no site do evento: http://www.cgee.org.br/cncti3/.

[RNP, 14.11.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Lançamento da nova rede da RNP

Página com atalho para a transmissão da cerimônia de lançamento da rede.

[RNP, 17.11.2005]