RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Colaborador da RNP é instrutor de treinamento em Caracas

Profissionais são preparados para o lançamento oficial da rede venezuelana


Eriko Porto, coordenador do núcleo de Engenharia da Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) e colaborador da RNP, foi convidado a participar como instrutor do treinamento para os engenheiros das universidades e responsáveis pelo backbone da rede venezuelana Reacciun2 (Red Académica de Centros de Investigación y Universidades Nacionales).

O treinamento, que ocorreu entre os dias 12 e 16 de setembro, na Universidade Metropolitana de Caracas, foi patrocinado pela CNTI (Centro Nacional de Tecnologías de Información) e coordenado pelo líder do projeto, Gilberto Landaeta Benavides. Foram convidados para o treinamento Jordi Palet, consultor e especialista em IPv6 da empresa Consulintel, da Espanha, e Cesar Olvera, consultor e especialista em redes avançadas, principalmente multicast e serviços para IPv6, também da Consulintel; e Hans Reyes, da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), coordanador de operação da Rede Clara.

O grupo de 26 engenheiros havia recebido o treinamento teórico ministrado pela Global Knowledge nas semanas anteriores e usaram os equipamentos Cisco que serão instalados nas universidades para um treinamento prático ministrado pelos convidados.

Foram executadas tarefas sobre roteamento avançado com IPv4 e IPv6, trabalhos de BGP, implementação de mulitcast, IPv6 e de instalação de serviços IPv6. Ao final do treinamento foi realizado um debate para discutir a melhor forma de implementar o backbone nacional da Reacciun2 e a conexão com as universidades.

Nas próximas semanas serão instalados os equipamentos e os enlaces conectando as universidades ao backbone de Reacciun2, que já se encontra conectado à Rede Clara desde outubro de 2004, com o objetivo de preparar o lançamento oficial da rede no final de outubro deste ano, juntamente com o terceiro encontro técnico de Clara, que será realizado na cidade de Caracas.

A RNP é a representante do Brasil na Rede Clara, a quem está conectada desde 20 de setembro de 2004, através de um enlace de 100 Mbps.

[RNP, 23.09.2005]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Segurança em correio eletrônico

Clara busca encarregados de serviços de e-mail das suas redes-membro

[RNP, 16.09.2005]


Outras referências:

Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas

Site oficial da Rede Clara