RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Nova rede óptica nacional é apresentada a parceiros internacionais

Diretor da RNP participa de encontro da Internet2 por videoconferência


O diretor de Inovação da RNP, Michael Stanton, participou, no dia 19 de setembro, de um encontro internacional de representantes de redes avançadas – International Task Force Meeting. O encontro fazia parte da programação oficial do Fall 2005 Member Meeting do projeto norte-americano Internet2, que se realiza na Filadélfia até 22 de setembro.

Por videoconferência, a partir do escritório da RNP no Rio de Janeiro, Michael participou do painel "Interconectando redes ópticas regionais e redes nacionais de educação e pesquisa e infra-estrutura nacional: revelando modelos para redes baseadas em fibra apagada e outras tendências de redes ópticas na comunidade global de ensino e pesquisa". Em sua palestra – "Construindo redes ópticas no Brasil" –, o diretor de Inovação da RNP apresentou a Iniciativa Óptica Nacional, o Projeto Giga, a iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) e a rede Ipê, nova infra-estrutura de rede óptica que estará sendo inaugurada pela RNP em outubro.

Michael começou sua apresentação falando sobre as dimensões continentais do Brasil, o que tornaria o trabalho de implementação e manutenção de uma rede nacional mais complexo do que em países menores e economicamente mais desenvolvidos, como ocorre na Europa ocidental, por exemplo. Em seguida, falou sobre a história da Internet acadêmica no Brasil, desde os tempos da Bitnet, em 1988, até os dias atuais, com as primeiras iniciativas de redes ópticas. Um exemplo citado de rede óptica brasileira foi o Projeto Giga, parceria da RNP com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD). A rede do Projeto Giga, inaugurada em maio de 2004, tem permitido a execução de diversos projetos de P&D em redes ópticas.

A palestra também abordou a integração entre países da América Latina através da Rede Clara e o desenvolvimento de rede ópticas regionais, dentro da iniciativa Redecomep. Michael disse que essas redes regionais, a serem instaladas em todas as capitais do país, estarão integradas por meio da rede óptica nacional da RNP, a rede Ipê.

Iniciativa Óptica Nacional

Como explicou Michael Stanton, desde 2002 a RNP vem estudando estratégias de implementação e uso de redes ópticas. O primeiro passo foi a criação do Projeto Giga, uma rede experimental fechada para pesquisa em novas tecnologias de redes ópticas. O projeto foi adiante graças ao apoio de operadoras de telecomunicações – Telefônica, Telemar, Embratel, Intelig e Pegasus –, que cederam as fibras, e governo – Finep e Funttel –, que financiou a iniciativa da RNP e do CPqD.

A experiência do Giga ajudou a planejar a rede óptica nacional de produção, que está sendo configurada agora e será oficialmente inaugurada na última semana de outubro. A esta infra-estrutura deu-se o nome de Ipê, uma referência à árvore-símbolo nacional, conhecida por sua beleza e resistência, e um trocadilho com Internet Protocol (IP).

Também se incluem na Iniciativa Óptica Nacional (ION) as redes ópticas metropolitanas integrantes da Redecomep; e o projeto de expansão da rede experimental Giga para o Nordeste, usando fibras de companhias de energia.

Michael frisou em sua palestra a questão dos custos, lembrando que as redes ópticas possibilitam um rápido retorno do investimento inicial em implantação de fibra e equipamentos ópticos, gerando uma grande economia em médio prazo, se comparado ao modelo tradicional de contratação de linhas dedicadas a operadoras de telecomunicações. O novo modelo permite ainda a formação de parcerias com empresas de energia – tais como Petrobras, Eletronet e Chesf – para o compartilhamento de fibras ópticas, o que reduziria o custo de implementação da infra-estrutura, gerando benefícios para todos os envolvidos.

Por fim, Michael falou também sobre alguns aspectos técnicos, mostrando algumas opções de arquitetura de conexão das instituições entre si (em nível regional) e à rede nacional.

Foi a primeira vez que a rede Ipê foi apresentada, com este nome, ao público externo. Os outros palestrantes do painel foram Dale Smith e Paul Schoppis, dos Estados Unidos (Quilt e Oarnet); Artur Binczewski, da Polônia (PSCN); Stanislav Sima, da República Tcheca (Cesnet); e Dai Davies, da Europa (Dante/Géant2). O International Task Force reúne representantes de redes que tenham memorando de entendimento (MoU, do inglês Memorandum of Understanding) com o projeto Internet2, como é o caso da RNP.

[RNP, 21.09.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Projeto Giga

Mais informações sobre o Projeto Giga


Notícias relacionadas:

Assinados contratos para a nova rede acadêmica nacional

Brasil Telecom e Embratel aumentarão capacidade de conexão da nova rede da RNP

[RNP, 14.07.2005]


Documentos relacionados:

Building optical networks in Brazil (inglês)

pal0287.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 19.09.2005


Outras referências:

International Task Force Meeting, Part I

Página do encontro do ITF

[Internet2]

Redecomep

Site oficial da Redecomep