RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP, Reuna e Retina estudam soluções para segurança em correio eletrônico

Projeto foi selecionado por fundo regional para a inovação digital


As redes acadêmicas do Brasil (RNP), Chile (Reuna) e Argentina (Retina) conseguiram aprovar, junto ao Fundo Regional para a Inovação Digital nas Américas e Caribe (Frida), o projeto Segurança nas Comunicações: Plataforma de Qualidade no Serviço de Correio Eletrônico. Do lado da RNP, estão diretamente envolvidos no projeto três analistas do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS).

O objetivo é definir uma plataforma de colaboração que permita melhorar a qualidade do correio eletrônico na comunidade acadêmica latino-americana. Pretende-se instalar ferramentas de trabalho colaborativo, estabelecer um modelo de avaliação do serviço e avaliar estratégias de implantação de modelos de sensores em rede para problemas de segurança. Também estuda-se o uso de novos protocolos, como o SPF (Sender Policy Framework), e a definição de um modelo de troca de tráfego IPv6.

O projeto tem duração de um ano e recursos previstos de 12.404 dólares, oriundos do Programa Frida. Serão beneficiados diversos usuários em instituições de ensino e pesquisa conectadas às redes acadêmicas latino-americanas. O projeto, que conta com o apoio da rede acadêmica espanhola, Rediris, está aberto à participação de outras redes, em especial, aos colaboradores da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (Clara).

Este ano, foram selecionadas 14 das 357 propostas submetidas por diversos países, as quais contarão com um orçamento total de 174.000 dólares. Além de participar do projeto de segurança em correio eletrônico, o Brasil lidera três outros projetos: Classificação de Software Livre Educativo; Redes Tecno-Sociais e Gestão Democrática da Cidade; e Desenvolvimento de plugin Java para Reconstrução Tomográfica e Visualização em Medicina Nuclear.

A lista completa dos projetos selecionados pode ser vista em http://programafrida.net/pt/proyectos2005.html

[RNP, 13.09.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Segurança em redes

Página do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP


Notícias relacionadas:

Fundo regional para a inovação digital oferece apoio a projetos

Prazo para submissão de propostas vai até 15 de fevereiro

[RNP, 31.01.2005]


Outras referências:

Fundo Regional para a Inovação Digital nas Américas e Caribe

Site do Programa Frida