RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Nova cartilha de segurança é lançada


O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, lançou uma nova versão da sua Cartilha de Segurança para Internet. A cartilha tem uma linguagem simples, para que todos os usuários da rede possam entender o assunto.

A cartilha contém recomendações e dicas sobre como o usuário deve se comportar para aumentar a sua segurança e o que deve fazer para se proteger de ameaças na Internet. É dividida em oito partes: Conceitos de segurança, Riscos envolvidos no uso da internet e métodos de prevenção, Privacidade, Fraudes na internet, Redes de banda larga e redes sem fio (wireless), Spam, Incidentes de segurança e uso abusivo da rede e Códigos maliciosos (malware). Além disso, conta com uma checklist, uma série de procedimentos que visam a melhorar a segurança de um computador; e um glossário, com o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet.

A primeira versão da cartilha foi lançada em 1999. Em 2003, saiu a edição 2.0, atualizada e com novos conteúdos. Desde então, com a constante mudança no cenário da internet e o surgimento de tecnologias modernas, foi necessária uma atualização no documento. O arquivo encontra-se disponível gratuitamente na página http://cartilha.cert.br.

[RNP, 08.09.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Segurança em redes

Página do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP