RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

PoP-RS realiza seu primeiro workshop

Representantes da RNP discutem aplicações avançadas e a rede metropolitana de Porto Alegre


Nos dias 14 e 15 de julho, o ponto de presença da RNP no Rio Grande do Sul realizou, no auditório da Escola Técnica da UFRGS, em Porto Alegre, o I Workshop PoP-RS e Reunião Rede Tchê. No encontro, foram apresentados os serviços prestados pelo ponto de presença (PoP) aos seus usuários e novas atividades na conexão de instituições e da própria Rede Tchê, com a criação de uma rede gigabit no estado. Foram 76 inscritos, oriundos de diversas organizações integrantes da Rede Tchê e/ou usuárias da RNP.

O evento contou com palestras de técnicos do PoP-RS e da Rede Tchê; de representantes da RNP; de especialistas das áreas de segurança e de redes; e de empresas de tecnologia (Extreme, Juniper e Damovo). No primeiro dia, segurança e gerência de redes, IPv6 e voz sobre IP foram debatidos entre os participantes. Na programação do segundo dia, além de palestras de representantes da RNP, foram abordados o hotline phone system do NIC.BR (que põe em contato direto, através de telefones IPs, os centros de operações de redes brasileiros); a infra-estrutura e o ponto de troca de tráfego do PoP-RS; e o projeto de rede metropolitana de Porto Alegre.

José Luiz Ribeiro Filho, coordenador nacional da iniciativa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), esteve à frente da palestra sobre Educação e Pesquisa e elucidou alguns pontos sobre a Redecomep, que prevê a implantação de redes de alta velocidade nas 27 capitais atendidas pelo backbone nacional da RNP. Através de videoconferência do Rio de Janeiro, Marcus Vinicius Mannarino e Alexandre Grojsgold, respectivamente gerente de Comunicação e Marketing e diretor de Operações da RNP, falaram sobre os novos serviços oferecidos pela organização – videoconferência, voz sobre IP e vídeo sob demanda – e sobre a nova rede da RNP. Beatriz Zoss, consultora da RNP, apresentou a Escola Superior de Redes, unidade de negócios da RNP na área de capacitação e treinamento, e a gerência de Relacionamento com o Cliente, nova área da RNP criada para ser o canal de comunicação direto com as instituições usuárias do backbone nacional acadêmico.

Liane Tarouco, coordenadora administrativa do PoP-RS, encerrou o evento com a palestra “Redecomep no Rio Grande do Sul”. A Metropoa, atual rede metropolitana de Porto Alegre, será atualizada e terá sua capacidade ampliada pela Redecomep da RNP, com consórcio formado entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Unisinos, Cia. De Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Porcegs), Empresa de Tecnologia de Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa) e Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT). Deve operar com capacidade maior que 1 Gbps para aplicações em educação, pesquisa e telemedicina, proporcionando a interação de hospitais do interior e postos de saúde com hospitais e centros médicos da capital.

[RNP, 22.07.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Pontos de presença

Relação de PoPs da RNP

Serviços

Página de serviços da RNP

Arquivos das palestras
Palestras apresentadas no workshop do PoP-RS, disponíveis no site da Rede Tchê