RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Estabelecida conexão Clara-EUA

Redes da América Latina trocam dados com Internet2


Foi estabelecida, este sábado (09/07), a primeira conexão direta entre a Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) e as redes acadêmicas dos Estados Unidos. O novo enlace, com capacidade de 1 Gbps, liga as cidades de Tijuana, no México, e San Diego, na Califórnia, permitindo acesso direto entre a rede latino-americana e a Calren, rede acadêmica do estado da Califórnia.

Já foi firmado também um acordo de troca de tráfego entre a Rede Clara e o principal backbone do projeto Internet2, Abilene, para facilitar o trânsito entre as redes dos Estados Unidos e da América Latina.

A conexão da rede latino-americana aos Estados Unidos ocorre no âmbito do projeto Rede de Educação e Pesquisa do Hemisfério Oeste/Links de Interconexão da América Latina (Whren/Lila, do inglês Western Hemisphere Research and Education Network/Links Interconnecting Latin America), que conta com recursos da National Science Foundation (NSF), agência do governo estadunidense destinada à promoção do progresso científico.

O Whren/Lila prevê ainda uma segunda conexão entre Clara e Internet2, partindo de São Paulo e chegando a Miami. Esta última seria compartilhada entre Clara, RNP e a rede acadêmica de São Paulo, Ansp.

A Clara foi criada em julho de 2002 e oficializada em 23 de dezembro de 2003. Neste intervalo, a Comunidade Européia assinou um contrato de € 12,5 milhões para financiar a conexão da Rede Clara com a rede pan-européia Géant, no âmbito do Projeto Alice (América Latina Interconectada com a Europa).

Desde que começou a operar, em 31 de agosto de 2004, sete países foram conectados à Rede Clara. Os mais recentes foram o Peru, em 19 de abril, e o Uruguai, em 6 de junho. De dimensões continentais, a Clara possibilita a pesquisa científica em escala internacional, colaborando para o desenvolvimento dos países envolvidos.

[RNP, 12.07.2005]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Clara

Mais informações sobre a Clara


Notícias relacionadas:

Representantes de NRENs latino-americanas, européias e norte-americanas se reúnem no México

Rede Clara terá conexão com Estados Unidos

[RNP, 24.05.2005]