RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Professores em 19 estados acompanharam aulas de matemática pela rede

Transmissão de curso para professores do ensino médio se repete todo semestre


Mais uma vez a RNP ajudou o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, a transmitir seu Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio. Na semana de 24 a 28 de janeiro, instituições em 19 estados se organizaram para receber os interessados em acompanhar as aulas de funções exponenciais e logaritmos, funções trigonométricas, progressões e matemática financeira e geometria espacial.

O curso foi criado em 1990 com o objetivo de oferecer treinamento gratuito para professores de matemática do ensino médio de todo o Estado do Rio de Janeiro. A partir de 2002, ele começou a ser transmitido pela Internet, com o apoio da RNP, estendendo seu alcance a professores de diversas regiões do Brasil. Nesta última edição, participaram professores de Alagoas, Amazonas, Bahia, Brasília, São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

São dois módulos por ano, abordando temas relativos às três séries do ensino médio. As aulas ocorrem em período integral, com palestras expositivas pela manhã e trabalhos em grupo à tarde. As atividades matinais são transmitidas a partir da sede do Impa, pela rede RNP2, enquanto que as atividades vespertinas são conduzidas localmente, por um coordenador em cada estado. Os participantes remotos podem enviar perguntas aos professores no Rio de Janeiro via chat.

A equipe responsável pela preparação e aplicação do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio é formada pelos professores Augusto César Morgado, Eduardo Wagner, Elon Lages Lima (coordenador) e Paulo Cezar Pinto Carvalho; além de Maria Celano Maia (secretária executiva) e Priscilla Fernandes Pomateli (secretária). O programa conta com o apoio do Projeto de Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Contribuição à Região.

[RNP, 31.01.2005]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Transmissão de aulas do Impa é feita para 14 estados

Curso para professores de matemática termina na sexta-feira

[RNP, 28.01.2004]


Outras referências:

Matemática do Ensino Médio

Programa de aperfeiçoamento de professores

[Impa]

Impa - Instituto de Matemática Pura e Aplicada