RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Os corpos serão informatizados

Previsões para o futuro no 10º SCI


Silvio Meira, keynote speaker do 10º SCI, fala sobre o futuro

Olhos biônicos com infra-vermelho? Memórias computacionais ligadas ao cérebro humano? Até onde chegará a informática? A palestra do professor Silvio Meira durante o 10º Seminário RNP de Capacitação e Inovação (SCI), na segunda-feira, 29 de dezembro, foi um exercício de futurologia. Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco e fundador do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), é uma figura bastante conhecida no meio de profissionais de computação e redes. Ele foi convidado a dar a palestra que seguiu-se à abertura do SCI, com o tema "Desafios e oportunidades das TICs para as instituições de ensino e pesquisa e seus técnicos".

Segundo Meira, daqui a 20 anos, todas as pessoas dos países ricos terão acesso à Internet. Ele diz que sempre haverá espaços de pobreza nos quais a iniciativa privada não se interesserá em chegar, mas alega que, nos países mais desenvolvidos, estes espaços serão cobertos pelo Estado. Para exemplificar, o professor citou a Inglaterra, que, segundo estimativas, tem hoje 55% de sua população conectada. Em 20 anos, de acordo com Meira, todos os ingleses estarão na rede, sendo 85% atendidos pela iniciativa privada e 15% supridos pelo governo. O mesmo não deverá ocorrer nos países em desenvolvimento, onde os bolsões de pobreza são muito amplos para que sejam atendidos pelo Estado.

O super-homem virá?

Silvio Meira aposta na biotecnologia e em sua integração com a informática. Na opinião do palestrante, em alguns anos veremos a informatização dos corpos. Coisas como HDs acoplados aos neurônios, fazendo backup de informações, poderão existir em, talvez, 50 anos. Em menos tempo, podem surgir olhos biônicos, que substituirão, com vantagens, os olhos humanos quando estes apresentarem problemas (cegueiras totais, parciais, miopias e outros problemas oftalmológicos).

A interação entre biologia e informática pode ser uma oportunidade para os países em desenvolvimento. Existem, no entanto, questões éticas que envolvem esta área. O quão biônicos podemos tornar os homens? Meira é contrário a que se imponham limites ao desenvolvimento de tecnologias:

— Toda vez que a América Latina ficou numa discussão imbecil sobre se deveria ou não desenvolver uma tecnologia, algum outro país fez, e depois a gente veio comprar deles — lamentou.

Simplicidade

O professor Silvio Meira lembrou que, para que a informática chegue realmente à vida de todos, é preciso que ela torne-se tão simples que as pessoas nem precisem saber que ela está ali, por trás dos equipamentos. Meira afirma que "é preciso tornar computadores e redes tão simples para os usuários como são as geladeiras".

Perguntado sobre o que vão querer os pesquisadores no futuro, a resposta de Meira foi simples: mais banda na rede com qualidade de serviço.

As palestras, que se encerram hoje, quinta-feira, estão sendo transmitidas pela Internet.

[RNP, 02.12.2004]

Consulta em noticias

 


Veja também:

10º Seminário RNP de Capacitação e Inovação

Site do evento

Assista às palestras do 10º SCI

Página da transmissão

[RNP, 29.11.2004]


Notícias relacionadas:

Seminário RNP de Capacitação e Inovação reúne mais de 100 pessoas

Evento em Recife começou segunda-feira

[RNP, 01.12.2004]