RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP participa de encontro da SBPC e AAPC

Evento terá discussão sobre tecnologias da informação


A Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Asociación Argentina Para El Progreso de Las Ciencias (AAPC), instituição equivalente à SBPC na Argentina, vão realizar, entre os dias 1 e 4 de novembro, o seminário “Ciência, Tecnologia e Sociedade”. Durante o evento, que vai ocorrer em Buenos Aires, será lançado, oficialmente, o enlace entre a Retina (rede acadêmica argentina) e a Rede Clara (Cooperação Latino-americana de Redes Avançadas).

A reunião contará com a participação de mais de 200 renomados cientistas e um público estimado em cerca de 2 mil pessoas. O objetivo principal é divulgar para a sociedade as contribuições da pesquisa científica e tecnológica para o crescimento da região, contribuindo, de maneira decisiva, para o desenvolvimento cultural, econômico e social de ambos os países.

Ao todo, serão debatidos 15 temas, dentre eles: biotecnologia, biodiversidade, ciências espaciais, nanotecnologia, comunicação e ciência e tecnologia da informação e as comunicações, sendo este último tema coordenado por Anibal Gattone, da Retina, e pelo diretor de Inovação da RNP, Michael Stanton.

As discussões acerca deste tema ocorrerão nos dias 2 e 3 de novembro e terão início com a conferência “Clara: as redes avançadas de educação e pesquisa na América Latina”, na qual haverá uma apresentação sobre a formação da Clara e suas atividades no contexto das comunicações de redes acadêmicas na América Latina. A palestra será proferida pelo diretor executivo da Reuna (rede acadêmica chilena), Florencio Utreras.

Michael Stanton vai participar de dois painéis. O primeiro será sobre redes experimentais e a próxima geração de redes acadêmicas, que também contará com a participação de Florencio Utreras (Reuna) e Hugo Luis Fragnito, representando o projeto Tidia. Já no segundo painel, Stanton participará da discussão sobre o impacto da colaboração internacional nas redes de ensino e pesquisa na América Latina.

Também participarão das sessões sobre tecnologia da informação e comunicações, os coordenadores dos GTs de Middleware, Osvaldo Carvalho (UFMG), de Voz sobre IP avançado, Paulo Aguiar (UFRJ), de Grade Pervasiva, Claudio Gaia (UFRGS), e de Chaves Públicas II, Ricardo Custódio (UFSC).

A inauguração do enlace entre a Retina e a Rede Clara será no dia 2, às 18h. A cerimônia contará com palestras de Michael Stanton, Florencio Utreras, Emma Pérez Ferreira, da Retina, e um representante da Comissão Européia na Argentina.

[RNP, 29.10.2004]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

SBPC - AAPC

Site da reunião da AAPC e SBPC