RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Matemática pela rede

Impa promove ciclo de palestras virtuais


O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, está promovendo, desde terça-feira, um ciclo de palestras sobre temas da matemática voltadas a estudantes e para o público em geral. Os títulos das palestras são Matemática em fotografias digitais, Matemática no cotidiano, Juiz virtual e Problemas curiosos de matemática. As apresentações estão sendo transmitidas, ao vivo, pela Internet e fazem parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O Impa também está participando do "VideoconCiência" nas escolas, recebendo em seu auditório os alunos dos colégios cariocas Ignácio Azevedo do Amaral e Camilo Castelo Branco para a sessão de videoconferências promovidas pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O "VideoconCiência" nas Escolas reúne palestrantes de quatro instituições de pesquisa vinculadas ao MCT e de duas universidades públicas, e estudantes de seis escolas dos ensinos fundamental e médio no Rio de Janeiro, Ceará, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e São Paulo. As palestras também estão sendo transmitidas pela Internet.

Os dois eventos ocorrem no mesmo local, no auditório Ricardo Mañe do Impa, até sexta-feira. O "VideoconCiência" nas escolas, que está sendo realizado desde segunda-feira, tem início às 14h. As palestras de matemática começam em seguida, por volta de 15h30min. Ambos estão sendo transmitidos usando-se a mesma infra-estrutura: o vídeo está sendo gerado pelo Impa e distribuído para a rede pelo grupo de trabalho de vídeo digital da RNP.

Realidade virtual em exposição

O Impa preparou outras duas atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Visorama, que está em exposição no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro até sexta-feira e estará no Aterro do Flamengo, também no Rio, no domingo, é um sistema de realidade virtual que permite visualizar imagens panorâmicas (imagens que permitem uma visão de 360 graus). Desenvolvido e patenteado pelo Impa e pela UFRJ, o aparelho possui recursos de vídeo – como aproximação em tempo real – e pode ser utilizado eficazmente em diversas áreas como turismo, astronomia, entretenimento, ecologia, educação, jogos, simulações navais e em muitas outras.

A outra atividade programada é um ciclo de palestras semanais intitulado Matemática divertida. As palestras serão realizadas às quinta-feiras no Museu da República, no Rio de Janeiro, sempre às 18h30min. A apresentação de hoje, do professor Ralph Teixeira, da Fundação Getúlio Vargas, abordará um panorama da visão computacional, cujo principal objetivo é fazer computadores entenderem o mundo através da visão. Serão mostradas várias figuras e algumas ilusões de ótica. Ao final, a cabeça do apresentador explodirá lentamente.

[RNP, 21.10.2004]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Palestras de matemática

Página com link para a transmissão

[RNP, 19.10.2004]


Notícias relacionadas:

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

RNP promove palestras virtuais em escolas públicas

[RNP, 22.09.2004]