RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Brasil Telecom troca tráfego com a RNP

Empresa está conectada ao FIX por um enlace de 155 Mbps


A Brasil Telecom é a mais nova participante do Ponto Federal de Interconexão de Redes da RNP (FIX), em Brasília. O enlace, inaugurado no último dia 13 de outubro, tem capacidade de 155 Mbps.

— A troca de tráfego entre a RNP e a Brasil Telecom traz um grande beneficio aos usuários de ambos os backbones, melhorando sensivelmente o acesso aos sistemas federais hospedados em Brasília, escoando-se localmente uma grande quantidade de tráfego — diz o gerente de projetos da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes.

Esta é a segunda empresa de telecomunicações a se conectar ao FIX. Em novembro de 2002, a Intelig se associou ao projeto. Outro participante do FIX é o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que se conectou em março de 2004.

A Brasil Telecom contou com o esforço de seus técnicos e a colaboração das equipes do Centro de Engenharia e Operações (CEO) e do ponto de presença da RNP no Distrito Federal (PoP-DF) para a ativação do enlace.

A RNP e a Brasil Telecom fazem troca de tráfego também nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. A troca de tráfego entre redes é fundamental para o bom funcionamento da Internet.

[RNP, 19.10.2004]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Troca de tráfego

Saiba mais sobre troca de tráfego na RNP


Notícias relacionadas:

Serpro é o mais novo participante do FIX

Conexão tem capacidade de 34Mbps

[RNP, 19.03.2004]


Outras referências:

Site do FIX

Mais informações sobre o Ponto Federal de Interconexão de Redes mantido pela RNP