RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Uma comunidade RNP no VRVS

Cientistas brasileiros ganharam cinco salas de videoconferência


Foi criada uma Comunidade RNP no projeto Virtual Rooms Videoconferencing System (VRVS). Com isso, os usuários da rede acadêmica brasileira poderão usufruir de cinco salas virtuais para realização de videoconferência.

A sala Café Brasil é uma sala de testes e estará sempre disponível. As demais precisarão ser reservadas para uso. As reservas são feitas on-line no próprio site do VRVS.

Criado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), o VRVS provê uma infra-estrutura de colaboração global para apoio em atividades de ensino e pesquisa. Cerca de 12.000 usuários estão cadastrados no sistema, participando de uma média de 800 sessões mensais. A infra-estrutura do VRVS apóia-se em 82 refletores espalhados pelo mundo, gerenciando, otimizando e redirecionando o tráfego.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é parceira do projeto do Instituto de Tecnologia da Califórnia e mantém, no backbone RNP2, refletores que são acionados quando alguém no Brasil acessa uma das salas do VRVS. Também colaboram com a iniciativa do Caltech as redes nacionais acadêmicas dos Estados Unidos (Internet2), Espanha (Rediris), Chile (Reuna), França (Renater), Eslováquia (Sanet), Itália (INFN) e Finlândia (Funet).

O sistema é integrado à Web, o que torna sua utilização bastante simples. Os usuários podem utilizar um computador pessoal com suporte multimídia e webcam ou equipamentos específicos de videoconferência.

[RNP, 15.10.2004]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Videoconferência

Mais informações sobre videoconferência na RNP


Outras referências:

Virtual Rooms Videoconferencing System

Site do projeto VRVS