RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Canal Saúde é transmitido para usuários da RNP

Distribuição do vídeo usa infra-estrutura do GT de vídeo digital


O Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, está transmitindo sua programação ao vivo para os usuários da rede RNP2 desde o dia 1º. Para assistir às transmissões, que ocorrem entre 12h05 e 15h, de segunda a sexta-feira, basta assessar o site http://www.canalsaude.fiocruz.br e clicar no link "transmissão para intranet Fiocruz e usuários da RNP".

O Canal Saúde foi criado em dezembro de 1994 e, desde então, tem produzido e divulgado produtos audiovisuais voltados, principalmente, para a área de saúde. Os programas são normalmente distribuídos pelas TVs educativas, canais universitários e por satélite. Para a transmissão via RNP2 está se usando a infra-estrutura de servidores de vídeo do Grupo de Trabalho de Vídeo Digital da RNP, coordenado pelo professor Guido Lemos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O Grupo de Trabalho de Vídeo Digital (GT-VD) começou seus trabalhos em 2002, com o objetivo de implantar uma infra-estrutura que oferecesse suporte a aplicações envolvendo manipulação de vídeo digital. Este esforço visa a induzir o desenvolvimento de uma nova geração de aplicações de vídeo digital que explore ao máximo o potencial de redes de alta velocidade no país. Este ano, o GT-VD está encerrando suas atividades, tendo produzido um sofware livre de distribuição de vídeo e configurado servidores de vídeo para essa malha de distribuição.

No dia 10 de setembro, o GT-VD realizou um teste-piloto do D-Live, serviço de transmissão de vídeo ao vivo desenvolvido pelo grupo. Foram transmitidas, simultaneamente, a programação do Canal Saúde, da TV Universitária de Natal, no Rio Grande do Norte, e da TV Senado, além de imagens dos Laboratórios Associados de Vídeo Digital (Lavid), na UFPB. A qualidade da transmissão foi considerada excelente por algumas pessoas que acompanharam o experimento. Mesmo em tela cheia, a definição era muito boa para os padrões de vídeo Web. O GT-VD ainda está compilando os dados coletados para uma avaliação mais apurada dos resultados em vários estados.

[RNP, 15.09.2004]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Canal Saúde debate rádios universitárias

Gravação do programa teve videoconferência via rede RNP2

[RNP, 28.06.2004]


Outras referências:

Canal Saúde

Site do projeto

[Fiocruz]