RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Aula de Informática em Saúde terá palestras virtuais de especialistas do Incor e Unicamp

Evento terá transmissão da RNP


O Centro Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será sede, na próxima sexta-feira, dia 6 de agosto, entre 14h às 18h30m, da Aula Magna de Informática em Saúde, coordenada pelo Projeto Cyclops, da UFSC. O objetivo do evento será oferecer um panorama geral sobre a importância, contexto, recursos e aplicações de informática em saúde para os alunos da faculdade de medicina da UFSC.

O Projeto Cyclops é uma colaboração binacional entre Alemanha e Brasil que, desde 1997, vem desenvolvendo projetos de suporte ao diagnóstico médico radiológico, através de pesquisas em áreas como banco de dados de imagens médicas, telemedicina e workflow médico-hospitalar.

A programação da aula magna inclui aulas expositivas, apresentação de casos, simulações de softwares interativos de uso médico e teleconferências, transmitidas pela RNP, com os especialistas Dr. Paulo de Oliveira, do laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Incor, e Dr. Renato Sabbatini, do Instituto Edumed, da Unicamp.

As aulas serão conduzidas pelos professores do laboratório de Telemedicina da UFSC Aldo Von Wangenheim e Luiz Felipe Nobre.

De acordo com a organização do evento, a aula visa apresentar as possibilidades mais relevantes da informática em saúde diante da ótica do usuário médico, percorrendo desde os conceitos mais gerais de sistemas de informação hospitalar, passando pelos temas prontuário eletrônico, ética médica e, ao final, convergindo para telemedicina.

— É necessário fomentar junto aos futuros profissionais de saúde, ainda nas primeiras fases de sua formação, a utilização das tecnologias de ponta no sentido de cultivar a geração e disseminação de conhecimento em escala — explica o gerente de Projeto do Cyclops, Cleidson Cavalcanti.

[RNP, 03.08.2004]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Projeto Cyclops: popularização de avançadas tecnologias na medicina

Softwares utilizam rede acadêmica nacional

[RNP, 30.06.2004]


Outras referências:

Projeto Cyclops