RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Canal Saúde debate rádios universitárias

Gravação do programa teve videoconferência via rede RNP2


O Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV) – canal 16 da Net Rio – transmite, amanhã, às 21h30min, o programa Rádios e Cidadania, sobre rádios comunitárias, digitais e universitárias. Produzido pelo Canal Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o programa contou com a participação de integrantes da Rádio Comunitária MareManguinhos e de alunos e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Grupo de Trabalho de Vídeo Digital 2 (GTVD) apoiaram a gravação do programa, viabilizando uma videoconferência entre a Fiocruz, no Rio de Janeiro, e a UFPB, em João Pessoa, para a participação dos convidados da UFPB. O programa foi gravado no último dia 9 de junho e transmitido ao vivo pelo site do Canal Saúde.

O Rádios e Cidadania será transmitido dentro do Unidiversidade, um programa semanal gerado pelo Canal Saúde e transmitido pela UTV, pela Rede Transporte (canal exclusivo da Confederação Nacional do Transporte) e pelos canais por satélite Embratel e Amazon Sat. Os dois últimos podem ser assistidos pelos detentores de antenas parabólicas nas freqüências 1.240 Mhz, polarização horizontal, e 980Mhz, polarização vertical, respectivamente. O programa sobre rádios universitárias, comunitárias e digitais irá ao ar em agosto nos canais Embratel e Amazon Sat. Ainda não há previsão para a data de transmissão na Rede Transporte.

O Canal Saúde mantém um chat ativo durante a gravação dos programas para que a população possa participar. A programação, vídeos de algumas edições anteriores e outras informações podem ser vistos no site http://www.canalsaude.fiocruz.br/.

— A partir de matérias jornalísticas, trechos de filmes ou outro agente motivador, professores, estudantes e população, são chamados ao debate e instigados a refletir sobre temas em ciência & tecnologia, comportamento, meio ambiente, saúde e qualidade de vida, bem como outros assuntos relacionados à própria universidade — explicam os responsáveis pelo canal.

O programa procura mostrar como é possível montar uma rádio comunitária e usá-la para promoção da cidadania:

— Falamos sobre a utilização de tecnologia para este fim e exemplificamos com o caso da Rádio MareManguinhos, que é transmitida também pela internet. Tocou-se também no assunto da legislação para o setor de rádios no Brasil — conta Petrônio Lorena, produtor do Unidiversidade.

Esta não é a primeira vez que a RNP colabora com o Canal Saúde. Em julho de 2003 foi viabilizada uma videoconferência entre as universidades federais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte para a gravação de um debate sobre políticas educacionais. À época, também houve participação do GT de vídeo digital. O GTVD é um dos grupos financiados pela RNP para desenvolvimento de protótipos de serviços avançados que possam ser usados na rede RNP2.

Participaram do Rádios e Cidadania a psicóloga Isadora Severo Garcia e o promotor de saúde Adalberto Bastos, do Núcleo de Estudos da Adolescente (Nesa/Uerj); o coordenador do Ponto Com Saúde, Wallace Hermann Junior; o professor e pesquisador José Wellington Gomes Araújo, da Ensp/Fiocruz; os diretores da Rádio MareManguinhos Jorge Henrique Vieira e Alexandre Gabeira; o programador da Rádio Grande Tijuca, Eduardo Coelho; e os professores de Comunicação Social da UFPB Bertrand Lira e Carmélio Reynaldo.

[RNP, 28.06.2004]

Consulta em noticias

 


Veja também:

GT Vídeo digital 2

Grupo de Trabalho da RNP sobre vídeo digital


Notícias relacionadas:

Alunos da UFRJ e UFRN debatem em videoconferência

RNP apóia projeto promovido pelo Canal Saúde

[RNP, 07.07.2003]


Outras referências:

Canal Saúde

Projeto da Fiocruz que promove debates na comunidade acadêmica

[Fiocruz]