RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Grupos de Trabalho resultaram em serviços que serão oferecidos pela RNP

Workshop ofereceu sala exclusiva dos GTs


Osvaldo Farhat de Carvalho (UFMG) fala sobre o GT Diretório durante apresentação dos GTs

Dos sete Grupos de Trabalho (GTs) 2003/2004 apresentados durante o 5WRNP2 – Vídeo, VoIP, Chaves Públicas, Computação Colaborativa, Diretório, Configuração e QoS – dois já geraram resultados concretos. Em breve, a RNP estará lançando o serviço de VoIP e video sob demanda, cujos pilotos, inclusive, foram demonstrados no estande da RNP montado no SBRC.

O coordenador do GT de Vídeo Digital, Guido Lemos, da UFPB, deu início à sessão de palestras sobre os GTs e explicou o trabalho desenvolvido pelo GT Vídeo, que já está na sua segunda fase. Durante o período 2003/2004, o grupo elaborou uma infra-estrutura baseada na rede da RNP para oferecer suporte a aplicações envolvendo transmissão ao vivo e sob demanda de vídeo digital de forma integrada.

O objetivo é utilizar esta infra-estrutura para desenvolver um portal de vídeo digital dedicado à concentração e divulgação de vídeos digitais da comunidade acadêmica nacional.

— O perfil da RNP não é de produzir o conteúdo do portal, mas sim escoar este material da forma mais otimizada possível. Algumas instituições já disponibilizaram material para a realização do projeto piloto, dentre elas, o Canal Saúde, da Fiocruz, a TV Universitária e a Biblioteca Digital Paulo Freire — explica Guido Lemos sobre a proposta do GTs.

Em seguida, o coordenador do GT VoIP, Paulo Aguiar, da UFRJ, apresentou o projeto de telefonia IP para a rede da RNP. A finalidade é permitir a comunicação de voz sobre a rede IP entre as organizações usuárias, a partir de seus PBXs, telefones IP e estações de trabalho operando como telefones virtuais.

O grupo do professor Paulo Aguiar desenvolveu um projeto-piloto, montado no padrão H.323, integrando 13 instituições (CNPq, IME, INPA, MEC, RNP, UFAM, UFC, UFF, UFPE, UFRGS, UFRJ, UFSC e USP). O piloto foi integrado à iniciativa de voz sobre IP da Internet2, possibilitando, assim, a comunicação com instituições estrangeiras conectadas à rede acadêmica norte-americana.

O GT Chaves Públicas (ICP-EDU) teve por objetivo disponibilizar todo o software necessário para a operação e gestão confiáveis de uma infra-estrutura de chaves públicas dirigida ao meio universitário. Coordenado por Ricardo Custódio (UFSC), Ricardo Dahab (Unicamp) e Jeroen van de Graaf (UFMG), o trabalho do GT envolveu a criação de um software para emissão de certificados digitais, interface entre o usuário e a autoridade certificadora etc.

— O objetivo do software é permitir um controle acadêmico seguro. Os professores poderão liberar as notas dos alunos na Web. Também será possível liberar o acesso remoto a laboratórios e bibliotecas através de senhas com uma identificação única para os alunos — disse Ricardo Custódio, referindo-se a alguns dos benefícios da tecnologia.

O coordenador do GT Computação Colaborativa (P2P), Djamel Sadok, apresentou o trabalho realizado pelo GT que teve por objetivo implementar uma infra-estrutura de comunicação para viabilizar uma rede P2P na RNP.

Após a apresentação de Sadok, o grupo do GT Diretório, composto por Osvaldo Carvalho (UFMG), Noemi Rodriguez (PUC-Rio) e Elias Procópio Junior (UFPR), falou da proposta do GT de criar uma solução para uso de diretórios pelas instituições de ensino e pesquisa usuárias da RNP. avaliação de desempenho, autenticação multi-institucional, diretório de vídeos sob demanda, editor de diretórios, além de cursos e material didático sobre diretórios LDAP.

O projeto-piloto teve por objetivo desenvolver uma rede de servidores no padrão LDAP. As realizações expostas pelo grupo foram:

Lisandro Granville, da UFRGS, expôs os objetivos do GT Configuração e a arquitetura e ambiente de desenvolvimento do piloto, voltado para automatização dos procedimentos de configuração de redes na infra-estrutura da RNP.

Sala com demonstrações dos GTs

Por último, o GT QoS, representado por José Augusto Suruagy, da Unifacs, demonstrou o projeto piloto desenvolvido para medições passivas e ativas com a finalidade de verificar se os requisitos de QoS estão sendo atendidos para as aplicações-alvo de uma rede.

Após a sessão sobre os GTs, os coordenadores de todos os grupos se encaminharam para uma sala dedicada exclusivamente aos grupos de trabalho. Durante todo o workshop, os interessados puderam recorrer à sala para esclarecer dúvidas, fazer contatos e conhecer melhor cada GT.

[RNP, 26.05.2004]

Consulta em noticias

 


Notícia principal:

5º Workshop RNP2 proporciona amplo espaço de discussão

Diversidade de painéis e colaborações internacionais favorecem o debate


Outras coordenadas:

Futuros serviços foram apresentados no estande da RNP

Telefonia sobre IP atrai visitantes

RNP estreita laços com projetos de colaboração internacional

Painel de aplicações avançadas expõe projetos que fazem uso de redes

Foram aprovadas todas as propostas pré-selecionadas para o Giga

Algumas terão que reajustar o orçamento