RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP participa de seminário sobre integração científica no Mercosul

Ministro menciona Clara em seu discurso


A RNP participou, na semana passada, do seminário internacional Mercosul: Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento, realizado pelos Ministério da Ciência e Tecnologia, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reuniu representantes da Argentina, Brasil, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela para discutir a integração científica e tecnológica no bloco.

O programa do seminário foi dividido em quatro painéis: A centralidade das políticas de CT&I para o desenvolvimento regional sustentável; Avaliação dos mecanismos de cooperação, ações e impactos de CT&I no âmbinto do Mercosul; Mecanismos e fontes de financiamento de ações regionais de ciência, tecnologia e inovação; e Utilização das tecnologias da informação e das comunicações em apoio à cooperação.

A participação da RNP ocorreu no último painel (Utilização das tecnologias da informação e das comunicações em apoio à cooperação) com uma palestra apresentada pelo Diretor de Administração e Planejamento da RNP, Wilson Coury. O tema da apresentação foi a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (Clara), a iniciativa que tem como proposta a criação, já para o início do ano que vem, de uma rede Internet de alta velocidade, unindo universidades e centros de pesquisa dos 16 países latino-americanos integrantes da rede.

Na sessão de abertura, o seminário contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia Roberto Amaral, que mencionou a RNP em seu discurso:

"Até recentemente os pesquisadores do Mercosul ou da América do Sul não podiam fazer contatos diretos entre si via Internet, sem a intermediação dos Estados Unidos. Isso será possível a partir de março de 2004, através da rede Clara - Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas - financiada pela Comunidade Econômica Européia e articulada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), congregando todas as redes acadêmicas da região".

O seminário foi organizado pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) que atua no cenário internacional participando de foros, especialmente no âmbito do Mercosul e União Européia sobre temas relativos à Ciência e Tecnologia. A RECyT foi criada em 1992 numa reunião do Conselho do Mercado Comum no âmbito do Tratado de Assunção e tem por objetivo promover o desenvolvimento científico e tecnológico dos países integrantes do Mercosul e prover os meios necessários para ampliar a oferta e a qualidade dos bens e serviços disponíveis.

[RNP, 04.12.2003]

Consulta em noticias