RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Sala de aula virtual faz sucesso em reunião da SBPC

Estudantes de Pernambuco "descobrem" a RNP


Sala de aula virtual funciona em programa de navegação (browser)O estande montado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) na 55ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) recebeu estudantes e professores de todos os níveis do ensino. Dentre os experimentos demonstrados, a sala de aula virtual foi a de maior sucesso. Trata-se de uma ferramenta para interação entre professor e alunos via videoconferência. Esta aplicação integra vídeo, áudio, slides e chat em uma mesma interface. A reunião da SBPC ocorreu em Recife, Pernambuco, de 13 a 18 de julho.

No protótipo exibido, um técnico da RNP no Rio de Janeiro fazia as vezes de professor, apresentando, remotamente, uma palestra institucional e respondendo às perguntas dos visitantes. As outras aplicações demonstradas foram um sistema de videoconferência e uma solução de vídeo sob demanda.

Em alguns dias, o número de pessoas que visitaram o estande da RNP foi tão grande que foi necessário dividi-las em grupos:

— Organizamos os visitantes em grupos de 20 a 30 pessoas por vez. Caminhávamos com elas pelo estande demonstrando as aplicações e fazendo uma breve explanação sobre o que é a RNP. A maior parte destes grupos era formada por alunos e professores das redes municipal e estadual de ensino de Recife — explica Regina Rossetto Piellusch, do Centro de Informações da RNP. Grande parte deste público nunca ouvira falar da RNP, apesar de a rede acadêmica estar presente na vida de cidadãos em mais de 300 instituições espalhadas por todos os estados do Brasil.

Conhecendo a RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa é uma infra-estrutura de rede avançada para colaboração e comunicação em ensino e pesquisa, financiada, majoritariamente, com recursos dos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação. Milhares de pesquisadores e estudantes em mais de 300 instituições brasileiras estão conectados à Internet através desta rede. Apesar disso, a grande maioria dessas pessoas não sabe que é usuária da rede acadêmica nem tem noção dos recursos que ela oferece. O estande na reunião da SBPC foi uma maneira de mostrar a este público um pouco da RNP.

Adriana Walckiers Pierro, do Centro de Capacitação e Treinamento da RNP, acredita que o resultado foi positivo:

Adriana Pierro apresenta a RNP aos visitantes da exposição— As pessoas ficaram curiosas sobre a RNP. Muitos queriam saber se suas instituições estavam ligadas à rede acadêmica e como faziam para usar aplicações como a sala de aula virtual. Tivemos que imprimir, às pressas, mais 5.000 folhetos de divulgação, pois já no primeiro dia percebemos que os 4.400 que havíamos levado não seriam suficientes.

Soluções simples para usuários da rede acadêmica

Marcelo Frutig, desenvolvedor da "sala de aula virtual", acredita que o sucesso da aplicação deve-se à sua simplicidade. Para o usuário final, basta ter um computador com acesso à Internet de banda larga e um browser com plug-in do Flash Player instalado. O sistema funciona com qualquer webcam e também pode ser usado sem o recurso do vídeo, na falta de uma webcam.

O experimento demonstrado na reunião da SBPC foi configurado para funcionar com acesso de até cinco usuários (um professor e quatro alunos) em terminais independentes. O software Flash Communication Server, base para o funcionamento da aplicação, foi instalado em um servidor no Núcleo Central da RNP, no Rio de Janeiro. Três máquinas em Recife foram preparadas para servir como terminais para os "alunos". Foi feita uma configuração especial de rede para levar os dados do local da exposição à rede da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde acontecia o evento.

Professor da UFMG participa de videoconferênciaOs visitantes do estande da RNP também podiam marcar sessões de videoconferência com até três outros pontos na Internet. Para isso, foi instalado um terminal de videoconferência acoplado a uma TV de 29 polegadas. Em outro canto do estande, um telão exibia vídeos baixados diretamente de um servidor do grupo de trabalho de vídeo digital da RNP.

As aplicações demonstradas são alguns exemplos do que é possível fazer usando a rede acadêmica nacional sem nenhuma configuração especial. Objetivando o desenvolvimento de serviços para os usuários, a RNP aplicou, junto aos visitantes do estande, um questionário de avaliação sobre o uso de aplicações avançadas.

RNP transmitiu simpósios e conferências da 55ª reunião da SBPCAlém dos experimentos demonstrados no estande, a RNP transmitiu pela Internet alguns momentos da reunião, como as cerimônias de abertura e de encerramento e alguns simpósios. Algumas sessões foram gravadas e estão disponíveis na área de serviços RNP2 do site, no histórico da agenda de transmissões.

Integrantes do ponto de presença da RNP em Pernambuco, da UFPE, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e do GT de Vídeo Digital contribuíram de maneira significativa para a montagem do estande e da infra-estrutura para as transmissões e aplicações.

[RNP, 04.08.2003]

Consulta em noticias

 


Veja também:

55ª Reunião Anual da SBPC

Arquivos de vídeo da 55ª reunião anual da SBPC

[RNP, 13.07.2003]