RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Alunos da UFRJ e UFRN debatem em videoconferência

RNP apóia projeto promovido pelo Canal Saúde


No dia 22 de julho, o Canal Universitário do Rio de Janeiro (UTV) vai exibir o debate sobre políticas educacionais, promovido pelo Canal Saúde, que contou com a participação da RNP. O debate faz parte do programa semanal Unidiversidade, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que leva temas da atualidade para serem discutidos no âmbito universitário. No programa que irá ao ar, gravado dia 4 de julho, a equipe do canal resolveu utilizar a tecnologia para ampliar a discussão e promoveu uma videoconferência entre os alunos da UFRJ e da UFRN. Para esta nova experiência, a RNP configurou um enlace de 10 Mbps entre os pontos de presença (PoPs) do Rio e de Natal.

De um lado, num espaço na UFRJ equipado com telão, câmeras e computadores, o repórter do Canal Saúde entrevistava os estudantes cariocas sobre a educação no governo Lula, a inserção da universidade neste contexto e temas polêmicos como a política de cotas para negros. Do outro lado, os alunos da UFRN, visualizados ao vivo pelo telão na UFRJ, acompanhavam o debate e faziam perguntas. Na exibição do dia 22, o telespectador poderá assistir à edição das gravações feitas em Natal e no Rio.

A equipe do Canal Saúde avalia positivamente o experimento. Segundo eles, não houve queda de transmissão durante o debate mas, em Natal, os estudantes só conseguiram assistir às imagens pelo Real Player.

— Apesar dos pequenos problemas, acho que foi muito produtivo e superou minhas expectativas. Conseguimos promover a interação entre os estudantes. Pretendemos fazer outros programas utilizando a mesma experiência e enriquecendo-a. O nosso objetivo é criar um público que discuta temas relevantes na Internet — diz a gerente de WebTV do Canal Saúde, Angélica Silva.

A participação da RNP no experimento foi essencial, uma vez que o enlace entre o PoP-RJ e o PoP-RN não possui banda suficiente para atender aos requisitos da transmissão. Dos 10 Mbps configurados entre os PoPs do Rio e de Natal, apenas 4 Mbps foram utilizados na videoconferência. Segundo o técnico do Centro de Engenharia e Operações (CEO) da RNP, Marcel Faria, não houve queda reportada.

— Sem o enlace não haveria videoconferência, pois a banda que foi utilizada não é comportada pelos links de produção do backbone RNP2 — completa Marcel.

De acordo com o coordenador do experimento em Natal, professor Carlos Gustavo, da Natalnet, ocorreram algumas instabilidades, provavelmente provocadas pela competição de tráfego na saída da Rede Rio (responsável pela transmissão no trecho PoP-RJ e UFRJ).

— Estas instabilidades foram sentidas principalmente na UFRN, onde, em alguns momentos, a qualidade vídeo/áudio ficou bastante prejudicada. Nestes casos era necessário reiniciar o Real Player manualmente, o que acarretava na perda de parte do debate. No entanto, subtraídos estes momentos, o debate pôde ser entendido — explica Carlos Gustavo.

A gravação do programa foi transmitida ao vivo no site do Canal Saúde e os internautas interessados também podiam participar através de chat disponível durante o experimento. Segundo Angélica Silva, da WebTV do Canal Saúde, não houve reclamações no chat, apenas elogios e perguntas.

O programa Unidiversidade, que exibirá o debate, vai ao ar pela UTV, canal 16 da NET, às terças-feiras, às 21h30m, com reprises às quartas, às 17h30m, quintas, à 01h30m e aos sábados, às 20h30m. Também é exibido às quintas na Embratel, via parabólica, às 12h05m, com reprise na Amazon Sat, às sextas, às 7h30m. A partir deste mês, também será transmitido pela TV Senado, TV Minas e TV Universitária de Pernambuco.

Diagrama da infra-estrutura de rede para a videoconferência e a transmissão. O trecho entre o PoP-RJ e a UFRJ ficou a cargo da Rede Rio

Diagrama da infra-estrutura de rede que possibilitou a videoconferência e a transmissão. A RNP administrou a parte entre a UFRN e o PoP-RJ. O trecho entre o PoP-RJ e a UFRJ ficou a cargo da Rede Rio.


[RNP, 07.07.2003]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Fiocruz promove debate on-line com apoio da RNP

Alunos da UFRJ e UFRN vão discutir políticas educacionais

[RNP, 02.07.2003]


Outras referências:

GTVD

Grupo de Trabalho da RNP sobre vídeo digital

Canal Saúde

Projeto da Fiocruz que promove debates na comunidade acadêmica

[Fiocruz]