RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Mês da sociedade da informação no Rio

Cidade recebe a visita de personalidades da Internet


Junho foi considerado o mês da sociedade da informação no Rio de Janeiro. A cidade foi sede de diversos eventos sobre tecnologia da informação e comunicação e contou com a visita de personalidades internacionais da Internet. As atividades serão encerradas no dia 30 com o encontro da Cúpula Brasileira da Sociedade da Informação, que fará um balanço do mês e lançará a programação das ações e atividades até julho de 2004.

O primeiro evento ocorrido, no dia 3 de junho, foi a reunião dos membros do Instituto para a Conectividade das Américas (ICA). A organização foi criada para aplicar as tecnologias de informação e fortalecer a democracia e o desenvolvimento econômico nas Américas. Os participantes visitaram a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e assistiram às palestras do diretor geral da RNP, Nelson Simões, e do diretor de Inovação, Michael Stanton, sobre a iniciativa Clara – Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas – e o projeto Alice – América Latina Conectada com a Europa.

A RNP também participou do Seminário Internacional da Sociedade da Informação, nos dias 12 e 13 de junho, que discutiu as tendências no Brasil e no mundo rumo à Sociedade da Informação. O evento contou com uma videoconferência sobre inclusão digital e o lançamento do Programa SocInfo/RJ. A Rede Rio também aproveitou para comemorar seu aniversário de 11 anos.

Durante o encontro houve demonstração da tecnologia DWDM (dense wave division multiplexing) e de aplicações de nanotecnologia. Estavam presentes no encontro, dentre outros, o ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio, Fernando Peregrino, o presidente da Anatel, Luiz Schymura e o presidente da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, Adama Samassékou.

Outros destaques da série de programações foram: o seminário "TV Digital: Participa, Rio!", que debateu a inserção do Rio de Janeiro nas discussões sobre o sistema de TV Digital a ser estabelecido no país; o seminário "Cidades Digitais e o Desafio de Planejamento para o Século XXI", direcionado para os administradores municipais e regionais, que apresentou um exame dos principais desafios que o uso intensivo da tecnologia coloca para os municípios e regiões metropolitanas; e a "Conferência sobre Internet na América Latina e Caribe: Impulsionando a Transformação Digital na América Latina e Caribe". O objetivo do seminário foi discutir o papel da Internet na América Latina e Caribe, a partir de uma análise da sua infra-estrutura, e o papel das empresas e das políticas de telecomunicações no processo de desenvolvimento do mercado.

[RNP, 27.06.2003]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Connectivity Day

Canadenses visitam a RNP

[RNP, 12.06.2003]


Outras referências:

SocInfo

Programa Sociedade da Informação no Brasil

ICA

Instituto para a Conectividade das Américas