RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP se torna membro da Internet2 Commons

A iniciativa oferece recursos como gravação e streaming de videoconferência


Os usuários da RNP já podem, a partir de agora, usufruir dos benefícios da Internet2 Commons, a iniciativa norte-americana que presta um serviço de videoconferência gratuito para a comunidade de ensino e pesquisa. Com o mínimo de uma semana de antecedência, o interessado preenche uma requisição com informações básicas do evento que gostaria de transmitir e tem à sua disposição recursos como gravação e streaming de videoconferência. A nova parceria é ideal para projetos que envolvam interação da comunidade de pesquisa e ensino no Brasil com colaboradores internacionais, já que os equipamentos que disponibilizam o serviço ficam nos Estados Unidos.

A Internet2 Commons faz parte do projeto norte-americano Internet2, voltado para o desenvolvimento de tecnologias e aplicações avançadas de redes Internet para a comunidade acadêmica e de pesquisa. Sua rede envolve mais de 200 universidades norte-americanas, além de agências do governo e indústria e visa desenvolver novas aplicações como telemedicina, bibliotecas digitais, laboratórios virtuais, dentre outras que não são viáveis com a tecnologia Internet atual.

A participação da RNP na Internet2 Commons se deu através da técnica do Serviço de Suporte a Operações (SSO) da RNP, Graciela Machado. Ao decidir que faria sua tese de mestrado sobre videoconferência, passou a acompanhar os projetos desenvolvidos pela comunidade de pesquisa mundial sobre o assunto. Foi quando lhe chamou a atenção o trabalho da iniciativa Internet2 Commons de prestar gratuitamente o serviço e incentivar o desenvolvimento de ferramentas de colaboração.

Para se tornar membro da iniciativa, a instituição precisava estar afiliada à Internet2 ou ser um parceiro internacional, possuir um especialista em videoconferência reconhecido pelo projeto e solicitar formalmente a sua participação. Interessada em qualificar a RNP como novo membro, Graciela participou do Internet2 Commons Site Coordinator Training, treinamento obrigatório para se tornar um especialista reconhecido pela iniciativa.

— Depois disso, já sendo a RNP um parceiro internacional da Internet2, foi necessário, apenas, solicitar formalmente a participação da organização. Precisei responder algumas questões técnicas e, depois de alguns dias, tive a confirmação e recebi as informações necessárias para poder utilizar a aplicação.

O novo serviço disponibilizado pela RNP não está limitado às organizações usuárias. As demais instituições de ensino e pesquisa do País também podem ser beneficiadas com a tecnologia, porém toda as solicitações serão submetidas a aprovação.

A instituição interessada em utilizar o serviço deve preencher o formulário de solicitação disponível no site da RNP com, no mínimo, uma semana de antecedência, tempo necessário para a sua aprovação.

O serviço está disponível há menos de um mês, tempo em que foram realizadas algumas experiências em Campinas, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

— Fizemos um teste envolvendo as três localidades e usamos uma sala configurada para 384 Kbps de largura de banda e com suporte de 3 a 9 conexões simultâneas. O teste foi realizado pelo SSO e contou com a participação do suporte local das unidades de apoio de Campinas, DF e RJ. Houve um pequeno atraso, já que estávamos conectados a um serviço nos EUA, mas a qualidade da videoconferência foi boa e conseguimos nos ouvir e ver sem problemas.

O próximo passo, segundo Graciela, será criar no Brasil um serviço de videoconferência nacional que agregue os recursos já existentes no País.

— Para que isto seja alcançado, será necessário investimento em equipamento e treinamento dos usuários. O GT de Aplicações Educacionais, coordenado pela professora Liane Tarouco, vem realizando um excelente trabalho de treinamento.

[RNP, 02.06.2003]

Consulta em noticias