RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Rede Rio ativam novo enlace de 100 Mbps

Capacidade de troca de tráfego entre as duas redes chega a 200 Mbps


A RNP e a Rede Rio de Computadores, rede acadêmica do Estado do Rio de Janeiro, inauguraram, em 25 de abril, o segundo enlace de 100 Mbps entre seus backbones, ampliando a capacidade de troca de tráfego para 200 Mbps. Está sendo feito um balanceamento entre os dois links para uma melhor utilização do canal de comunicação. A nova configuração exigiu estudos e testes em laboratório, segundo conta o professor Nilton Alves Júnior, da Coordenação de Engenharia de Operações da Rede Rio.

— Houve ainda a necessidade de upgrade para a versão 12.2(14)S no sistema operacional do nosso roteador Cisco 7206VXR (NPE400), pois a interface com duas portas FastEth FX, comprada especificamente para este novo enlace, não era suportada pelo sistema anterior — diz o professor Nilton.

Adenilson Raniery, técnico do Centro de Engenharia e Operações da RNP, explica que a ampliação do enlace era necessária porque "o volume de dados trafegando entre as duas redes já estava estourando a primeira centena de megabits por segundo". A mudança permitiu desafogar o tráfego para instituições usuárias do RNP2 que se conectam através da Rede Rio.

— A conexão antiga (1x100 Mbps) estava saturada na maior parte do dia (de 10h às 18h). Esta saturação implicava em perda de pacotes, o que obrigava o reenvio destes mesmos pacotes gerando outras perdas e assim por diante. Nesta nova conexão (2x100 Mbps), esta perda/reenvio de pacotes não existe mais, melhorando sensivelmente os serviços Internet, a navegação web, por exemplo — afirma Nilton Alves.

Tráfego cresce 4%

O tráfego cresceu 4% em poucos dias, revelando uma demanda reprimida difícil de avaliar com o enlace saturado. Considerando-se o balanceamento, o tráfego chegou a 52 Mbps em cada enlace de 100 Mbps, um aumento de 4 Mbps no total. Uma das vantagens de se implantar um segundo enlace é a possibilidade de manter o serviço de troca de tráfego funcionando caso ocorra algum problema em um dos canais:

— O fato de termos agora dois enlaces nos dá mais tranquilidade no caso de problemas físicos (transceivers, cabos, conectores, portas do roteador etc.) — diz Nilton Alves.

A Rede Rio opera hoje com duas conexões com o mundo externo: uma de 2x26 Mbps com a Impsat e outra de 2x100 Mbps com a RNP. Estes enlaces funcionam de forma cooperativa e contingencial. Em situação normal, o trafego é dividido e, em caso de falha em alguma das conexões, é automaticamente desviado, mantendo a rede funcionando 100% do tempo.

— É importante destacar que o espírito de cooperação entre estas duas redes acadêmicas (RNP e Rede Rio) beneficia em muito o desenvolvimento da ciência e tecnologia no estado. Como a Rede Rio abrange as principais universidades, institutos de pesquisa e instituições governamentais localizados no Rio de Janeiro, centenas de colaborações nacionais e internacionais, projetos em todas as áreas do conhecimento humano e, claro, a inserção digital alcançarão níveis mais elevados — ressalta o professor Nilton Alves Júnior.

200 mil estudantes usam a Rede Rio

Mais de 150 instituições, entre institutos de pesquisa e de ensino, agências de governo, instituições de saúde e organizações não governamentais, entre outras, conectam-se à Rede Rio. Cerca de 200 mil estudantes no Estado do Rio de Janeiro – 95% no ensino superior e o restante nos ensinos fundamental e médio – acessam a Internet através da Rede Rio.

A Rede Rio de Computadores foi criada em 1992 pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa (Faperj). Neste mesmo ano, foi ativada sua conexão ao backbone da RNP. Com orçamento anual de R$ 2 milhões (valores de 2002), a rede fluminense é um dos principais instrumentos de desenvolvimento científico do Estado do Rio de Janeiro. Ela foi também a base da Rede Metropolitana de Alta Velocidade (Remav) do Rio de Janeiro, projeto patrocinado pela RNP e pelo CNPq.

[RNP, 12.05.2003]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Rede Rio de Computadores

Rede estadual do Rio de Janeiro