RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP e Intelig estabelecem peering de 34 Mbps

Troca de tráfego é feita no FIX de Brasília


A RNP ampliou a capacidade de comunicação entre as redes acadêmica e comercial. Foi inaugurado um enlace de 34 Mbps entre o RNP2 e a rede IP da empresa de telecomunicações Intelig através do ponto federal de interconexão de redes (FIX, do inglês Federal Internet Exchange) de Brasília.

O FIX de Brasília foi implantado pela RNP com o objetivo de permitir a interconexão eficiente das redes governamentais de alcance nacional. Com isto, concentram-se esforços, evitando que cada uma destas redes precise buscar separadamente uma rede comercial com a qual possa fazer troca de dados (peering). A capital do país foi escolhida para abrigar o FIX devido ao fato de ali estarem localizadas as sedes de vários órgãos federais.

A conexão de grandes redes comerciais ao FIX é estimulada, a fim de facilitar a troca de tráfego entre os setores governamental e comercial. O resultado esperado é a ampliação da capacidade de troca de informação entre todas as redes e a melhoria da qualidade da Internet brasileira para todos os seus usuários, com reflexo direto na qualidade dos serviços oferecidos por estas redes aos cidadãos.

A existência de pontos de troca de tráfego (PTT) como o FIX de Brasília é fundamental para o bom funcionamento da Internet, na medida em que permite a um conjunto de redes independentes operar e trocar informações de modo harmônico e descentralizado, formando a Internet mundial.

A RNP adota uma política de ampla participação em iniciativas de livre troca de tráfego IP. Os interessados em estabelecer peering com o backbone RNP2 devem, além de possuir sistema autônomo (ASN) próprio, implantar e manter os circuitos de troca de tráfego, garantindo o desempenho das conexões de interligação, bem como fornecer conectividade em equipamento roteador que suporte o protocolo de roteamento BGP-4 para troca de tráfego e seja adequado à velocidade do enlace estabelecido.

Este não é o primeiro ponto de troca de tráfego com a Intelig, mas é o primeiro sob administração da RNP e com um acordo estabelecido diretamente entre as partes. "Fazemos peering com a Intelig através do PTT da Rede ANSP, em São Paulo, e do RSIX, PTT do ponto de presença da RNP no Rio Grande do Sul, mas, nestes casos, somos apenas participantes," explica Ari Frazão Júnior, gerente do Centro de Engenharia e Operações da RNP. O novo enlace com a Intelig foi ativado com a colaboração da equipe do ponto de presença da RNP no Distrito Federal.

[RNP, 19.11.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Ampliada capacidade de comunicação entre os backbones da RNP e da Embratel

Peering do Rio de Janeiro aumenta para 34 Mbps

[RNP, 27.02.2002]

RNP participa de ponto de troca de tráfego da OptiGlobe

Recomendações do Comitê Gestor foram cumpridas

[RNP, 06.07.2001]

RNP e Embratel estabelecem terceiro ponto de troca de tráfego

Configuração atual atende recomendação do Comitê Gestor

[RNP, 25.09.2000]