RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ciberobservatório Global vai se tornar realidade

Rede conecta telescópios e beneficia astrônomos em sete países


O Observatório Gemini está prestes a se tornar o primeiro "ciberobservatório global". A inovação se deverá à rede de alta velocidade Internet2, ao projeto Americas Path Network (Ampath), da Florida International University, e à cooperação internacional de Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, Argentina, Brasil e Chile. O financiamento caberá à National Science Foundation (NSF).

O ciberobservatório consistirá na possibilidade de partilhar com especialistas dos países parceiros, integrados em rede, o que for captado por potentes telescópios conectados em diferentes continentes. Através dos equipamentos, será possível investigar regiões mais remotas do espaço, ainda mais rápida, nítida e profundamente do que o Hubble é capaz de fazer ou já foi feito em qualquer tempo. Os telescópios de oito metros de diâmetro instalados em Mauna Kea (Havaí) e Cerro Pachón (Chile) e conectados em 13 de agosto configuraram o pontapé inicial na empreitada.

O impacto maior da novidade é apontado pelo porta-voz do Gemini, Peter Michaud: "O ciberobservatório permitirá a astrônomos fazer observações em tempo real sem se deslocar de seus escritórios. Mesmo distantes fisicamente, eles estarão telepresentes na sala de controle dos observatórios, ao vivo, enquanto o programa de observação estiver sendo executado nos telescópios" – explica.

A conexão dos telescópios demorou cinco anos para ser desenvolvida. É um passo à frente, se considerarmos conquistas como o SkyQuery, projeto de observatório virtual criado pela Johns Hopkins University integrando três bancos de dados, e o Observatório Nacional Virtual, que possibilita a astrônomos manterem-se em dia com as informações coletadas nos Estados Unidos nacionalmente. Agora, a nova realização impulsiona a Ciência em nível global. E a velocidade da luz é o limite.

[RNP, 13.11.2002]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

Projeto Gemini