RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP realiza workshop sobre redes avançadas

Evento reúne representantes de GTs e projetos de P&D


Nos dias 24 e 25 de setembro, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) promoveu o Workshop Redes Avançadas (WRA). O evento foi realizado no auditório do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro. A organização coube à recém-criada Diretoria de Inovação (DI) da RNP.

Durante o evento, foram apresentados e debatidos projetos de redes avançadas desenvolvidos com apoio ou patrocínio da RNP. Entre estes, os aprovados no edital RNP/CNPq, intitulado "Tecnologia, Produtos e Serviços de informação e Comunicação Aplicados em Redes Avançadas", e os conduzidos pelos Grupos de Trabalho (GTs) da RNP vigentes de 2002 a 2003.

A oportunidade foi válida para promover a integração entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e a discussão sobre iniciativas em que a RNP está envolvida para gerar futuros projetos de pesquisa para inovação em redes Internet.

O workshop foi aberto pelo diretor de Inovação da RNP, Michael Stanton. Ele ressaltou a importância do evento em um contexto de mudanças iniciadas em 2001, que já proporcionaram uma significativa aproximação entre RNP e instituições de pesquisa e desenvolvimento. O evento prosseguiu com as apresentações dos Grupos de Trabalho RNP e dos projetos do edital RNP/CNPq.

Ao final das apresentações, Michael Stanton falou resumidamente sobre duas iniciativas de máxima importância para as áreas de Informática, Redes de Computadores e Telecomunicações: a Cooperação Latino-Americana em Redes Avançadas (Clara) e o projeto Giga.

Ele esclareceu que a Clara viabilizará a integração de redes acadêmicas latinas nacionais em uma só rede troncal, propiciando maior intercâmbio entre suas comunidades de pesquisa e educação.

Sobre o projeto Giga, que ainda aguarda a aprovação de financiamento, Michael ressaltou que viabilizará a criação, no Brasil, de uma rede experimental inovadora, de alto desempenho. Ela funcionará como um laboratório onde serão desenvolvidas e testadas tecnologias, produtos e serviços de última geração nas áreas de Informática e Telecomunicações (veja mais informações). "A tecnologia evolui a passos largos e é preciso não ficar para trás" – comentou.

[RNP, 11.10.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias coordenadas:

Workshop Redes Avançadas

Grupos de Trabalho RNP

Workshop Redes Avançadas

Projetos do Edital "Tecnologia, Produtos e Serviços de informação e Comunicação Aplicados em Redes Avançadas"


Notícias relacionadas:

Projeto Giga a um passo de se concretizar

Iniciativa é pioneira nas áreas de Informática e Telecomunicações

[RNP, 11.10.2002]

Consórcio de redes latino-americanas será formalizado em fevereiro de 2003

Reunião no Rio definiu objetivos estratégicos da Clara

[RNP, 04.10.2002]

Grupos de trabalho em ação

RNP faz parcerias com pesquisadores nacionais

[RNP, 30.09.2002]