RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

América Latina e Caribe debateram prioridades da região para a Sociedade da Informação

Representantes de 20 países se reuniram no Rio de Janeiro


O Rio de Janeiro sediou, nos dias 26 a 28 de setembro, o Fórum Internacional: América Latina e Caribe na Sociedade da Informação. Mais de 150 participantes de 21 países da região, representando os setores acadêmico, público, privado e civil, reuniram-se para debater sobre as prioridades dos países da AL&C em termos de integração e desenvolvimeno nacional e regional na Sociedade da Informação. O encontro foi organizado em parceria pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Programa Sociedade da Informação (SocInfo), Unesco e Nações Unidas – por meio da Força-Tarefa para Tecnologias da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento (UN ICT Task Force).

A ONU, através da International Telecommunication Union (ITU), da Unesco e de outras de suas agências, está organizando o World Summit on the Information Society (WSIS). Duas rodadas globais estão previstas: em dezembro de 2003, em Genebra, na Suíça e em 2005, na Tunísia. Ainda que contando com a participação da Unesco em sua organização, o Fórum do Rio foi um evento extra-oficial. Contudo, para Gustavo Lopes, representante da Unesco que acompanhou os trabalhos, foi muito produtivo.

— O resultado desse encontro, por ser extra-oficial, é incomum porque abrange vários níveis – declarou Gustavo durante o encerramento do Fórum, no dia 28.

Estiveram presentes participantes de programas e iniciativas para a Sociedade da Informação na AL&C, entre os quais responsáveis por programas governamentais, pesquisadores com experiência comprovada nos tópicos da reunião, líderes de organizações do terceiro setor, representantes de programas e iniciativas do setor privado em níveis regional e sub-regional e membros de instituições de financiamento multilateral. Os participantes da 2ª Reunião da Cooperação Latino-Americana em Redes Avançadas (Clara), realizada no dia 25, estenderam a estadia no Rio de Janeiro e também participaram dos trabalhos do Fórum.

O documento final reuniu os principais desafios identificados, as prioridades declaradas e as propostas de projetos concretos que surgiram dos debates, que foram organizados em torno de quatro grandes temas: infra-estrutura; seviços abertos; conteúdos e aplicações; e aspectos estratégicos. Para tratar desses temas, os participantes se organizaram em quatro blocos sub-regionais: América Central, Caribe, Mercosul e Países Andinos.

O Fórum produziu, ainda, uma declaração de dez princípios para o desenvolvimento da Sociedade da Informação, na perspectiva da região América Latina e Caribe. Destacam-se a preocupação de promover o bem-estar do indivíduo, a redução da pobreza, a geração de emprego, o livre acesso à informação e comunicação e a transferência do conhecimento.

Uma das recomendações finais é de que a definição das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) deve incluir rádio e TV. Para a região, acrescentar esses meios de comunicação tradicionais no conjunto de TIC que configuram a Sociedade da Informação é uma necessidade. Nos países andinos, por exemplo, a maior parte da população se informa através do rádio.

As diferenças sócio-econômicas dos países da região foram aspectos presentes em todas as discussões. Dentre as recomendações mais comuns feitas pelos grupos sub-regionais, estão a criação de telecentros comunitários de acesso à rede, a criação de programas de alfabetização digital e a valorização de projetos de software open source.

Acima de tudo, o Fórum declarou a importância de se garantir o direito de acesso à informação como uma das principais características de um projeto para a Sociedade da Informação na região AL&C. As diversidades cultural, biológica, climática e humana não são encaradas como dificuldades. O bloco AL&C entende que elas são riquezas e que devem ser potencializadas.

Os resultados do Fórum Internacional: América Latina e Caribe na Sociedade da Informação vão servir de subsídio para a Conferência Regional AL&C em São Patrício, na República Dominicana, marcada para janeiro de 2003, reunião oficial preparatória para o WSIS em Genebra, em dezembro 2003. Acompanhe as atualizações no site do Programa Sociedade da Informação para maiores informações sobre os resultados do Fórum.

[RNP, 11.10.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Consórcio de redes latino-americanas será formalizado em fevereiro de 2003

Reunião no Rio definiu objetivos estratégicos da Clara

[RNP, 04.10.2002]