RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP transmite 2ª fase de curso do Impa

Público atingido é cinco vezes maior que o presente às aulas


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa transmitiu, em tempo real, para 423 espectadores, a 2ª fase do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio, realizada no Rio de Janeiro pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada. A transmissão, captada em nove instituições e nove estados brasileiros, foi feita de 29 de julho a 2 de agosto, pela rede RNP2, e comprovou mais uma bem-sucedida parceria entre RNP e Impa.

A iniciativa, segundo o coordenador do curso, Elon Lages, objetivou o aperfeiçoamento de professores de Matemática do Ensino Médio e alunos de Matemática da graduação. Propiciou ao Impa atingir um público total cinco vezes maior que o de 100 pessoas presente nas instalações físicas do instituto. Além do mais, proporcionou aos participantes um contato direto com o corpo docente do Impa.

As aulas, dadas em módulos sobre conteúdos das três séries do ensino médio, puderam ser assistidas por telão, em auditórios, ou por máquinas individuais na Universidade Estadual de Campinas e nas universidades federais de Alagoas, do Ceará, do Espírito Santo, de Goiás, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Piauí e do Rio Grande do Sul.

Know-how facilitou a segunda transmissão

— A maior satisfação dos participantes foi poder ver e ouvir renomados autores dos livros pelos quais estudaram e interagir com eles, gratuitamente, tirando dúvidas, participando de exercícios em conjunto e discussões viabilizadas por uma ferramenta de chat — comentou Elon Lages. E, garantiu, o know-how adquirido durante a transmissão da 1ª fase do curso, em janeiro, contribuiu bastante para que a segunda transcorresse com maior tranqüilidade.

Desta vez, houve reserva de banda entre Pontos de Presença, mediante configuração de circuitos virtuais (PVCs) ATM e Frame Relay. Dependendo da localidade, efetuou-se tráfego multicast ou unicast de informações, som e imagem. A codificação e a transmissão em unicast foram feitas via software Windows Media Encoder, no formato MPEG W8. Já a transmissão em multicast, via Windows Media Server.

Para assistir às aulas, era preciso ter o Windows Media Player instalado. O acesso ao conteúdo pôde ser feito através do link "Streaming Multicast Experimental" no site da RNP. Ao clicar neste link, o programa abria uma janela, concretizando a conexão multicast para recepção dos dados de áudio e vídeo. A taxa de transmissão média foi de 220 Kbps.

A transmissão foi considerada boa na avaliação final feita em estados como Alagoas, Ceará, Piauí e Minas Gerais. O administrador de rede da Ufal, Heitor Soares Ramos Filho, comentou na ocasião: "Não tivemos, em nenhum momento, interrupção que atrapalhasse ou inviabilizasse o acompanhamento do curso". O empenho da equipe técnica dos Pontos de Presença da RNP foi reconhecido mesmo nas instituições que enfrentaram interrupções de som e imagem. Tais problemas estão sendo investigados a fim de que as próximas transmissões sejam aprimoradas. As alternativas que estão sendo analisadas são: problemas relacionados ao software-cliente; falhas internas em roteadores do RNP2; ou deficiências nas redes locais (congestionamentos ou roteadores e switches com baixo desempenho).

A próxima edição do Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio está programada para janeiro de 2003.

[RNP, 13.09.2002]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Multicast

tudo sobre multicast na RNP


Notícias relacionadas:

RNP usou multicast em transmissão de curso do Impa

Palestras para professores de matemática do ensino médio foram acompanhadas em vários estados

[RNP, 04.02.2002]

Comemoração dos 50 anos do Impa é transmitida pela Internet

RNP usa multicast para transmitir evento

[RNP, 07.06.2002]


Outras referências: