RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Redes da América Latina se reúnem no Rio de Janeiro

RNP e SocInfo promovem primeiro encontro de cooperação em redes avançadas latino-americanas


Redes da América Latina estão se organizando com o fim de promover uma integração regional. Foi realizada, no Rio de Janeiro, a primeira reunião da Clara – Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas. Participaram desta iniciativa representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A reunião, organizada pela RNP e pelo programa Sociedade da Informação (SocInfo), aconteceu nos dias 15 e 16 de julho.

A iniciativa Clara não acontece por acaso. Algumas destas redes nacionais já vinham estreitando laços de alguma maneira com o objetivo de fortalecer a troca de conhecimento na região. A intenção da União Européia de apoiar a integração das redes latino-americanas e sua interligação à Europa através do programa Alliance for the Information Society (@LIS) foi decisiva para que as conversas se acelerassem

— Nos projetos de interligação anteriores, em 1991, havia muitas promessas. Agora é a primeira vez que há realmente recursos sobre a América Latina. Esta é uma oportunidade de ouro — afirmou Florencio Utreras, diretor executivo da chilena Red Universitaria Nacional.

A reunião da Clara apontou em duas direções: para a formação de uma infra-estrutura regional que una as redes da América Latina, promovendo também a interligação desta infra-estrutura com a Europa; e para a constituição de uma organização formal que represente, em conjunto, os interesses das redes consorciadas.

— A América Latina será olhada como um bloco, então temos que pensar em bloco — alertou o diretor geral da RNP, Nelson Simões, referindo-se ao programa @Lis.

Grupos de trabalho conduzirão o processo

Para conduzir as próximas etapas foram definidos três grupos de trabalho (GTs): modelos organizacionais, interconexão e financiamento. Os responsáveis pelos GTs são, respectivamente: Ida Holz (Uruguai) e Rafael Ibarra (El Salvador); Michael Stanton (Brasil) e Guillermo Cicileo (Argentina); e Florencio Utreras (Chile) e Carlos Casasus (México). A coordenação geral ficou a cargo do brasileiro Nelson Simões e da panamenha Sidia Sanchez.

Os grupos têm a responsabilidade de elaborar um modelo organizacional para a Clara, abrangendo a criação de estatutos e proposta de uma política de uso comum; de levantar um painel da infra-estrutura existente na região e de propor uma arquitetura para a rede; e de estudar alternativas de financiamento.

Conexão de redes na América Latina

O sonho que pode se tornar realidade é a criação de um grande tronco unindo todas as redes avançadas da América Latina. Para isso, já existe uma infra-estrutura de telecomunicações implantada e disponível e há também planos de que esta infra-estrutura seja ampliada.

— Há mais fibra instalada do que se poderá utilizar nos próximos cinco anos — frisou Florencio Utreras.

Segundo Tadao Takahashi, coordenador geral da SocInfo, recursos não faltam:

— Existem recursos disponíveis por parte dos países desenvolvidos para projetos específicos, mas ainda não existem projetos por parte dos países em desenvolvimento.

O @Lis é uma destas oportunidades de financiamento. Muitas instituições na América Latina estão se articulando com o fim de apresentarem projetos que possam ser aprovados. Os participantes da reunião no Rio de Janeiro entendem que a criação da rede latino-americana deve se beneficiar destes recursos por ser um dos objetivos prioritários do programa europeu, como explicitado na "Declaração de Toledo" (veja abaixo).

Mais barato

Acredita-se que a criação de uma rede latino-americana baratearia custos. A proposta da reunião é que esta rede seja paga por todos os consorciados de forma igualitária, isto é, mantendo o mesmo valor por megabit contratado. Isto significa que linhas com maior capacidade sairiam mais caras para os países que as contratassem, mas não onerariam a conexão de países que necessitem de links com menos banda.

— Hoje em dia é mais barato fazer a conexão Rio de Janeiro/Buenos Aires ou Buenos Aires/Santiago do que conectar-se a Miami — ressaltou Utreras.

Declaração de Toledo

A iniciativa Clara foi também uma conseqüência da chamada "Declaração de Toledo", proposta em reunião patrocinada pela União Européia em Toledo, Espanha, nos dias 13 e 14 de junho. Segundo a declaração, era "desejável estabelecer uma rede latino-americana de pesquisa". A reunião do Rio de Janeiro estava prevista neste documento e tinha o objetivo de, entre outras coisas, ratificá-lo. Todos os presentes no primeiro encontro da Clara assinaram a declaração, reafirmando seus compromissos com o desenvolvimento de uma iniciativa regional.

Uma nova reunião está prevista para os dias 29 e 30 de agosto em local ainda a ser confirmado.

[RNP, 09.08.2002]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Clara

Página com mais informações sobre a Clara


Documentos relacionados:

Declaração de Toledo

not-020808a.pdf download do arquivo

formato: application/pdf

data: 08.08.2002


Outras referências:

SocInfo

Programa @lis