RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP apresenta os planos para a inovação tecnológica do RNP2

RNP organizou dois painéis durante o SBRC 2002


A RNP participou do 20º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC2002), em maio, organizando duas sessões. Na quinta-feira, dia 23, foram apresentadas as iniciativas que estão sendo tomadas para viabilizar a implantação no país de uma nova geração de redes, no painel "RNP2: Pesquisa e Implantação de Serviços e Aplicações em Redes Avançadas". Na sexta-feira, encerrando o evento que foi realizado em Armação dos Búzios (RJ), o painel "10 Anos da Internet no País" reuniu alguns dos principais envolvidos nas primeiras atividades de uso dessa rede no Brasil.

A sinopse do painel "RNP2: Pesquisa e Implantação de Serviços e Aplicações em Redes Avançadas" indicava que o tema giraria em torno de aspectos técnicos de infra-estrutura e de serviços de rede. De fato, foram apresentadas as tecnologias que se pretende desenvolver para a oferta de novos serviços aos usuários do backbone RNP2. Mas, ao final, ficou claro que a associação e a interação entre os pesquisadores e a aproximação com as necessidades dos usuários estão na base dessa nova geração de redes Internet que se projeta no país.

O diretor de Inovações Tenológicas da RNP, professor Michael Stanton abriu a sessão, anunciando a pauta. Extensa, incluiu as apresentações dos projetos aprovados no edital "Tecnologia, Produtos e Serviços de Informação e Comunicação, Aplicados em Redes Avançadas", dos Grupos de Trabalho da RNP e da Iniciativa Óptica Nacional. Michael aproveitou a ocasião para anunciar que a realização do IV Workshop RNP2 está prevista para setembro, em local ainda indefinido.

Edital "Tecnologia, Produtos e Serviços de Informação e Comunicação, Aplicados em Redes Avançadas"

O edital, lançado pelo CNPq/ProTeM em outubro de 2001 em associação com a RNP, selecionou oito dentre 39 projetos submetidos. Assim como o edital das Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (Remav), lançado em 1997, visa a formação de consórcios de instituições para o desenvolvimento de novos produtos e aplicações e a capacitação de recursos humanos. A diferença entre os dois editais é que o mais recente não impôs limites geográficos para a composição dos consorciados.

Cada um dos responsáveis fez uma breve apresentação dos trabalhos propostos. Ao longo das apresentações, foi possível observar que o novo edital proporcionou a continuidade de trabalhos iniciados em 1998. Alguns dos projetos são conduzidos por consórcios que são extensão dos grupos formados no edital das Remavs, como por exemplo o "Desenvolvimento de Aplicativos e Tecnologias de Suporte para Educação a Distância na Remav - Curitiba". Há casos em que houve associação entre duas Remavs, como no projeto "QoSWare", que aglutina as Remavs de Recife e de Belo Horizonte.

[RNP, 07.06.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

10 anos da Internet no País

Painel revê o início da história da Internet no Brasil e reconhece a importância do acesso universal

[RNP, 07.06.2002]