RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Artigos do NewsGeneration falam de certificação, configuração de roteadores e fibra óptica


Os temas da segunda edição deste ano do boletim eletrônico NewsGenerationos são: processamento dinâmico de caminhos de certificação em ambientes distribuídos de grande porte; automatização a manutenção das configurações de uma rede de roteadores Cisco; e uma visão geral a respeito de fibras ópticas.

No artigo "Processamento dinâmico de caminhos de certificação em ambientes distribuídos de grande porte", Michael Stanton (Universidade Federal Fluminense) e Alexandre Reis e Silva (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) propõem um método de processamento dinâmico de caminhos de certificação baseado na integração de implementações de componentes distintos e disponíveis publicamente. O método visa difundir o emprego das infra-estruturas de Chave Pública em ambientes distribuídos de larga escala.

O texto de Walter Guedes Pinheiro Filho (RNP, Centro de Engenharia e Operações) - "Pancho: uma solução para o backup das configurações de roteadores Cisco" - é um guia de instalação e configuração da ferramenta Pancho, disponível gratuitamente na Web, cujo objetivo é automatizar a manutenção das configurações de uma rede de roteadores Cisco de uma empresa.

O último artigo, "Fibras ópticas - uma realidade reconhecida e aprovada", é uma contribuição do administrador de redes André Luiz Gonçalves Campos (Saneago - Saneamento de Goiás / Universidade Católica de Goiás). O objetivo do autor é apresentar vários conceitos relacionados a fibra óptica: ferramentas, técnicas empregadas, novas tendências e expectativas de mercado.

[RNP, 03.05.2002]

Consulta em noticias

 


Outras referências:

NewsGeneration