RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Mais de 170 instituições submeteram-se ao processo de qualificação de organizações usuárias do RNP2

49 organizações primárias já foram aprovadas


Mais de 170 instituições solicitaram a qualificação como organizações usuárias do backbone RNP2. O processo foi implantado em fevereiro pela RNP, seguindo orientações do Comitê Gestor do Programa Interministerial MEC-MCT de Implantação e Manutenção da Rede Nacional para Ensino e Pesquisa (CG-RNP). A qualificação vai permitir à RNP conhecer melhor seus usuários para prestar melhores serviços. Além disso, o processo é importante para garantir que o backbone acadêmico seja usado de fato por instituições envolvidas em ensino e pesquisa ou no aprimoramento de aplicações avançadas de redes.

Para ser qualificada, a instituição tem que atender aos requisitos estabelecidos pela Política de Uso do RNP2. Esta política classifica as organizações usuárias como primárias, secundárias ou temporárias. As instituições primárias são as unidades de pesquisa federais (UPs), instituições federais de ensino superior (IFES) e agências do MEC e do MCT. Outras organizações de ensino superior e pesquisa, museus, bibliotecas, hospitais, e organizações que requeiram colaboração em atividades permanentes de educação ou pesquisa com instituições primárias são classificadas como secundárias. Já as organizações temporárias são aquelas que colaboram com instituições primárias e/ou secundárias em projetos transitórios. Estes projetos devem versar sobre aplicações de caráter meritório ou em capacitação de recursos humanos para o uso de redes como fator de desenvolvimento regional.

O prazo para cadastramento das instituições que já são usuárias do RNP2 foi encerrado no último dia 25 de abril. As instituições usuárias que não submeteram a solicitação de qualificação não serão oficialmente reconhecidas como usuárias. As organizações qualificadas como usuárias pelo CG-RNP têm direito a participar de editais de financiamento à pesquisa lançados pela RNP e podem se beneficiar dos serviços do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (Cais) da RNP. Em último caso, as instituições usuárias não qualificadas pelo CG-RNP estão sujeitas a terem a conexão interrompida e os blocos IP que utilizam podem ser realocados.

O processo de qualificação, no entanto, não será interrompido. A qualquer momento, as instituições, sejam usuárias ou não, podem submeter o formulário de solicitação de qualificação.

Mais da metade das primárias já iniciaram processo

Segundo o último relatório, de 02 de maio, 49 instituições primárias foram aprovadas pelo Comitê Gestor. Destas, 17 concluíram o processo de qualificação. Oito primárias aguardam validação dos PoPs e 43 ainda não submeteram seus pedidos de qualificação. As solicitações de instituições secundárias estão sendo analisadas pelo CG-RNP. Nenhum processo de temporária foi validado ainda.

O processo de qualificação passa basicamente por três etapas. Na primeira, a instituição entra em contato com o Ponto de Presença da RNP (PoP) na sua região para obter as informações necessárias e o endereço para preenchimento do formulário de solicitação. Então a instituição verifica se preenche os requisitos necessários para ser uma organização usuária do RNP2 e em que categoria se enquadra. Após a submissão do formulário e do projeto (no caso de candidatas a usuária secundária ou temporária), o processo é validado pelo PoP da região onde se encontra a sede da instituição.

Na segunda etapa, o CG-RNP verifica se o processo está em conformidade com a Política de Uso do RNP2. Se o processo for aprovado, entra na terceira etapa: é devolvido ao PoP, que deve habilitar o contato técnico da organização usuária para que ele registre as informações sobre a conexão da instituição e solicite a alocação de blocos IP.

O relatório com a relação das instituições que já se submeteram ao processo de qualificação pode ser encontrado no site da RNP. O relatório está organizado por etapa do processo. Foram excluídas as instituições que tiveram suas solicitações negadas.

[RNP, 03.05.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Começa hoje o processo de qualificação de organizações usuárias do backbone RNP2

Processo vale tanto para as instituições que já utilizam a rede quanto para as candidatas a uma conexão

[RNP, 21.02.2002]