RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Icann propõe rever sua missão na Internet

Debate sobre reforma é franqueado à participação pública


A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann) organizou um Comitê de Desenvolvimento e Reforma para tratar da revisão do papel da organização. A Icann, entidade sem fins lucrativos, foi criada em 1998 para gerenciar os aspectos políticos e técnicos dos recursos envolvidos com a administração global da Internet. O comitê propõe a participação pública no processo de reforma.

Este momento pode ser importante para a coorporação, que recentemente tem recebido pressões por ser considerada, na opinião dos críticos, centralizadora e pouco dinâmica. O Comitê de Desenvolvimento e Reforma espera que a comunidade ligada à Internet participe ativamente na definição da missão, estrutura e procedimentos da Icann, indicando ainda os mecanismos para que a organização não ultrapasse os limites que forem estabelecidos.

Uma proposta do presidente da Icann, Stuart Lynn, foi disponibilizada no site da instituição com o objetivo de servir de base para análise e discussão. "Fazer referência a este documento e apontar as áreas em que há concordância ou discordância, pode ajudar nos comentários", diz um comunicado do comitê. A Icann pede que as sugestões sejam enviadas até 29 de abril, embora também pretenda considerar comentários posteriores a esta data. "Comentários enviados após o dia 29 serão significativamente menos úteis do que aqueles enviados até esta data", alerta o comitê. Um fórum para debates sobre a proposta de Lynn foi aberto no site da instituição. As sugestões podem ser enviadas para reform-comments@icann.org. Dúvidas e comentários para o Comitê de Desenvolvimento e Reforma devem ser direcionados para reform@icann.org.

[RNP, 04.04.2002]

Consulta em noticias