RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Ampliada capacidade de comunicação entre os backbones da RNP e da Embratel

Peering do Rio de Janeiro aumenta para 34 Mbps


A capacidade de comunicação entre os backbones da RNP e da Embratel está sendo ampliada hoje de 70 para 88 Mbps. O link entre as duas redes no Rio de Janeiro está sendo atualizado para 34 Mbps. O enlace do Rio estava em operação desde agosto de 2000, com capacidade de 16 Mbps.

Além do Rio de Janeiro, mais duas cidades abrigam pontos de interseção entre os principais backbones nacionais nas esferas acadêmica e comercial: São Paulo, com um enlace de 34 Mbps, e Brasília, com 20 Mbps de capacidade. O diretor de operações da RNP, Alexandre Grojsgold explica por que a atualização foi feita no link do Rio e não no de São Paulo ou Brasília:

— Como os tráfegos não tendem naturalmente a se igualar — dependem em larga medida da demanda local em cada ponto de troca —, às vezes mesmo sendo a soma das bandas suficiente, um dos pontos pode estar estrangulado. Foi o que ocorreu — disse Grojsgold.

A qualidade do serviço de peering, como é conhecida a troca de tráfego entre backbones, é uma preocupação constante dos técnicos que operam o RNP2, considerando-se o intenso trânsito de dados que ocorre entre a rede acadêmica e as redes comerciais.

A RNP adota uma política de ampla participação em iniciativas de livre troca de tráfego IP. Desta forma, ela está presente também nos pontos de troca de tráfego da OptiGlobe e da Fapesp, ambos em São Paulo. O RNP2 troca dados com outros backbones comerciais, como Global One (São Paulo) e Impsat (São Paulo e Paraná).

[RNP, 27.02.2002]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

RNP e Embratel estabelecem terceiro ponto de troca de tráfego

Configuração atual atende recomendação do Comitê Gestor

[RNP, 25.09.2000]

RNP participa de ponto de troca de tráfego da OptiGlobe

Recomendações do Comitê Gestor foram cumpridas

[RNP, 06.07.2001]