RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Edital para projetos em redes Internet foi um dos assuntos do RNP Notícias de dezembro

First, QoS e Access Grid também foram temas do boletim


O boletim impresso RNP Notícias chegou ao final de 2001 com uma tiragem de 3.300 exemplares. Os temas desta edição abrangeram temas como segurança de redes, aplicações avançadas, capacitação e qualidade de serviço (QoS). Um destaque foi o lançamento, em outubro, dos editais "Tecnologia, Produtos e Serviços de Informação e Comunicação Aplicados em Redes Avançadas" e "Tecnologias para o Desenvolvimento e Pesquisa em Conteúdos Digitais". Foram aprovados 53 projetos. Os editais foram patrocinados por CNPq, RNP e Programa Sociedade da Informação (SocInfo).

O Relatório Tundisi, que recomendou a transformação da RNP em uma Organização Social, também mereceu atenção. A Comissão Tundisi foi criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o objetivo de identificar estratégias e elaborar políticas para as 22 Unidades de Pesquisa vinculadas a ele. A inclusão da RNP no relatório deveu-se à compreensão por parte dos membros da comissão do papel estratégico da rede acadêmica nacional. O RNP Notícias transcreve alguns trechos do relatório e traz um texto do diretor de Administração e Planejamento da RNP, Wilson Coury, explicando o que são as organizações sociais.

Videoconferência na UFRGS, piloto de QoS e participação em grupo internacional de segurança

A participação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em uma videoconferência internacional com mais seis países ocupou a página sete do RNP Notícias. Para a realização da experiência, foi usado, de forma pioneira, um framework chamado Access Grid. O acesso da UFRGS ao centro da videoconferência, em Denver (EUA), foi feito através do enlace internacional de 45 Mbps que a RNP mantém com o projeto Internet2 nos Estados Unidos. A experiência aconteceu em novembro.

Outros temas do boletim de dezembro de 2001 foram a filiação do Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança da RNP (CAIS) ao mais importante consórcio internacional de segurança, o FIRST (Forum of Incident Response and Security Teams), e a construção de uma rede piloto para aplicação de testes de qualidade de serviço (QoS) no backbone RNP2. Eventos do Centro de Capacitação e Treinamento da RNP, como o novo curso de Administração de Sistemas, aberto ao público externo, também forma divulgados.

O RNP Notícias é impresso trimestralmente e distribuído de forma gratuita. A principal finalidade do boletim é divulgar as ações da Rede Nacional para Ensino e Pesquisa. Além disso, traz informações sobre organizações nacionais e internacionais de fomento, controle e padronização da Internet; sobre resultados e projetos de redes regionais; e sobre a sociedade da informação no Brasil. Veja como assinar o boletim no site da RNP. Mensagens para o editor podem ser enviadas pelo e-mail rnpnoticias@rnp.br.

[RNP, 31.01.2002]

Consulta em noticias