RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Experimentos pioneiros unem estados através do RNP2

Telemedicina no Nordeste, videoconferência no Sul


O backbone RNP2 possibilitou a realização de experimentos entre instituições usuárias de forma nacional e não mais localmente, como era feito nas Redes Metropolitanas de Alta Velocidade (ReMAVs). Alguns projetos surgiram justamente da integração entre estas ReMAVs. O primeiro a merecer destaque foi a transmissão de TV via rede ATM entre Natal (RN) e Florianópolis (SC).

Produzido em conjunto pela TVs Universitária, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Cultura, de Santa Catarina, o programa "O Brasil descobre a Internet2" foi transmitido a partir da ReMAV de Natal para a ReMAV de Florianópolis e retransmitido por cabo de fibra óptica até a TV Cultura-SC, sendo então difundido para toda a população catarinense através de sinal de TV. Para que isto fosse possível, a RNP estabeleceu um enlace de 6 Mbps entre os PoPs do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina.

A experiência entre Natal e Florianópolis aconteceu em maio e serviu como piloto de interconexão ATM entre ReMAVs, mais uma ação dentro do projeto de pesquisa Serviços de Rede para Aplicações Internet Inovadoras. Beneficiaram-se também deste projeto as ReMAVs de Recife e Fortaleza que, junto com a ReMAV de Natal, executaram um experimento pioneiro no Brasil em telemedicina.

Natal, Recife e Fortaleza unidos em exame pré-natal

Entre julho e agosto de 2001, as ReMAVs de Natal, Recife e Fortaleza se uniram para participarem de uma experiência integrada de telediagnóstico. Um exame chamado ecocardiografia fetal — uma espécie de ultra-sonografia do coração de um bebê ainda no ventre da mãe — foi realizado em Recife e transmitido para as cidades de Natal e Fortaleza, de onde médicos especialistas participaram da elaboração do diagnóstico em tempo real.

Para a execução da experiência, a RNP configurou uma linha exclusiva de 10 Mbps entre as três cidades. As ferramentas usadas para transmissão e telediagnóstico foram desenvolvidas, respectivamente, pelas ReMAVs de Natal e Recife. A experiência foi exibida também aos participantes do XXI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, em Fortaleza, no dia 3 de agosto.

III Workshop RNP2 foi palco de experiências

O III Workshop RNP2 aconteceu em maio, em Florianópolis. Durante todo o evento, os participantes puderam assistir à programação da TV Universitária de Natal. A transmissão foi feita através do mesmo link de 6 Mbps usado na experiência com a TV Cultura-SC.

O workshop também serviu de laboratório de testes. Parte das palestras ali realizadas foram transmitidas pelo RNP2 em modos unicast e multicast. As transmissões, pioneiras em eventos acadêmicos, foram feitas em caráter experimental. Em destaque, a abertura oficial do evento, que contou com a participação remota do secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Américo Pacheco, diretamente de Brasília, e um duo de músicos que tocaram um choro a distância.

Videoconferência internacional no Rio Grande do Sul

Em novembro, a RNP mais uma vez estabeleceu uma conexão exclusiva para realização de uma experiência. Desta vez, uma linha de 10 Mbps entre os PoPs do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro permitiu que o Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) participasse de uma videoconferência com mais seis países. Foi a primeira vez que se usou um framework chamado Access Grid na realização de uma conferência global através da rede.

A videoconferência aconteceu durante o Supercomputing 2001, que teve sede em Denver, Estados Unidos. A participação da UFRGS nesta experiência foi significativa na história da rede acadêmica brasileira. Primeiro porque a conexão da RNP à Internet2 foi usada para que a UFRGS tivesse acesso ao centro da conferência, em Denver. Segundo porque, para participar do evento, o Instituto de Informática criou o primeiro site Access Grid do Brasil.

[RNP, 21.12.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Rio Grande do Sul usa tecnologia avançada em videoconferência internacional

Acesso da RNP à Internet2 foi usado na experiência

[RNP, 23.11.2001]

Coração de bebê é examinado através de rede da RNP

Transmissão e telediagnóstico de ecocardiografia fetal deixam médicos emocionados

[RNP, 17.08.2001]

III Workshop RNP2 transmitiu parte da programação pela Internet

Evento em Florianópolis reuniu mais de 200 pesquisadores

[RNP, 08.06.2001]

Transmissão de TV entre ReMAVs foi um sucesso

Programa da TV Universitária de Natal foi exibido em Santa Catarina graças a rede da RNP

[RNP, 24.05.2001]

Transmissão de vídeo digital em rede é tema de destaque no III Workshop RNP2

Abertura oficial do 19º SBRC será transmitida pela Internet

[RNP, 22.05.2001]

ReMAV antecipa o futuro do noticiário on-line

Projeto do consórcio de Florianópolis estuda as possibilidades do jornalismo para banda larga

[RNP, 02.05.2001]